A rejeição da prótese de silicone pode acontecer? Vamos conhecer alguns sintomas para que você identifique uma contratura capsular.
Mas, o que é contratura capsular?
A rejeição da prótese de silicone ou contratura capsular é uma reação normal do organismo, que pode acontecer nas mulheres que colocaram silicone nas mamas.
Sobretudo, quando o organismo detecta a presença de um corpo estranho, sua função é expulsar ou absorver este ser desconhecido.
No caso da prótese de silicone, o corpo desenvolve uma membrana fininha que funciona como um sistema de defesa. Essa película envolve o implante e o isola, a fim de proteger o organismo.
A membrana não causa danos à saúde, entretanto, o seio fica mais firme ao toque e alguns casos podem provocar dor e outros incômodos.
Alguns sintomas podem alertar a mulher sobre uma possível rejeição da prótese de silicone. Vejamos alguns:
Porém, vale ressaltar que, apenas um cirurgião plástico poderá avaliar e diagnosticar o problema. Portanto, em caso de qualquer incômodo parecidos com os citados acima, é importante procurar o atendimento médico.
É importante esclarecer que existem graus diferentes tratando-se da identificação da contratura capsular. Mas, somente o médico poderá identificá-los, inclusive com ajuda de exames de imagem, como por exemplo, mamografia e ressonância.
Vamos conhecer os Graus de rejeição da prótese de silicone.
Graus:
1 – neste caso as mamas ficam com aspecto normal e não apresentam alterações estéticas.
2 – mesmo sem alterações visíveis, ao apalpar a mama a mulher sente o implante levemente.
3 – neste caso pode haver assimetria entre as mamas e a paciente pode sentir o implante a tocar nos seios.
4 – nesta situação as mamas ficam muito endurecidas, a paciente tem dor constantemente e há assimetria grave.
Contudo, no geral o médico só vai considerar que houve realmente rejeição do implante se a paciente apresentar os sinais referentes aos graus 3 e 4.
Sobretudo, diminuir o risco de desenvolver contratura capsular é a melhor maneira de evitar esta complicação. Portanto, determinadas medidas preventivas têm como finalidade promover a menor reação possível do implante (material sintético) com o organismo.
Verifica-se também que a utilização de antibióticos antes da cirurgia e por vezes após a cirurgia, reduz o risco de contratura capsular. Assim como, o início de massagens suaves logo após a cirurgia é bastante aconselhado dado que previnem o aparecimento de contratura capsular.
Alguns cuidados pós-operatórios importantes:
No geral, o melhor tratamento para a rejeição de prótese mamária, quando há sintomas considerados graves, é a colocação de uma nova prótese de silicone.
Mas nem sempre o médico poderá colocar de imediato um novo implante na paciente. Pois, se houver inflamação na mama, a ação mais esperada é que o cirurgião trate a inflamação e aguarde até que o local se recupere.
Sobretudo, em alguns casos, a capsulotomia é o procedimento mais recomendado. Pois, consiste em retirar a prótese de silicone, realizar incisões na cápsula para o seu relaxamento. Depois, o médico recoloca o mesmo implante de silicone ou opta por um novo.
No geral, para reverter a contratura capsular no grau 1 e 2 os médicos podem optar pelo tratamento clínico com corticóide em comprimido ou injetável.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817