É natural alguns pacientes serem indicados para realizar cirurgia plástica após bariátrica. Devido a grande perda de peso pode surgir um excesso de pele em alguns locais do corpo, como por exemplo:
Sobretudo, a quantidade de pele excessiva pode deixar o corpo com uma aparência flácida e com a silhueta pouco definida.
Nestes casos, a cirurgia plástica após bariátrica é recomendada porque o excesso de pele pode causar problemas como:
Portanto, podemos concluir que o intuito não é apenas melhorar a aparência estética e sim, por questões de saúde.
Normalmente, as cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo cirurgião bariátrico for atingido. Além disso, o peso do paciente deve estar estabilizado.
Ainda assim, geralmente o cirurgião plástico seleciona os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30. Os pacientes com IMC acima de 30, somente devem fazer a cirurgia plástica por razões fortes. Mas, apenas o cirurgião poderá avaliar as possibilidades de sucesso e de risco, além de fazer a indicação com segurança para o paciente.
No geral, a estabilização do peso ocorre entre 1 a 2 anos após a cirurgia bariátrica. Em alguns casos, pacientes podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudica em muito a sua locomoção.
Outros fatores a serem analisados:
As cirurgias plásticas mais procuradas após bariátrica são:
Como vimos acima existem diversos tipos de cirurgia para melhorar a flacidez após grande perda de peso. Mas, o procedimento somente deve ser feito se houver indicação do cirurgião plástico. A decisão pela cirurgia será avaliada em conjunto de acordo com o grau de flacidez e a necessidade de cada pessoa.
É comum associar abdominoplastia e mamoplastia ou ainda, mamoplastia e braquioplastia (braços), entre outras combinações. Isso dependerá das condições clínicas do paciente e da habilidade médica para dois procedimentos ou mais.
Assim que o paciente é liberado pela equipe médica que o conduziu na gastroplastia, o cirurgião plástico avaliará se há patologias apresentadas pelo paciente como diabetes, pressão alta, distúrbios respiratórios, etc. E na hipótese de existir, é preciso de se certificar que estes problemas estão controlados.
Tudo precisa ser minuciosamente analisado e tratado para evitar complicações operatórias e pós-operatórias.
Manter hábitos saudáveis antes de uma cirurgia plástica após bariátrica é fundamental. Portanto, manter uma alimentação saudável balanceada e equilibrada, atividade física regular, não fumar, são atitudes que ajudarão no processo.
Geralmente, a cirurgia plástica reparadora tem a duração média de 2 a 5 horas, com anestesia geral ou local. O que pode variar o tempo do procedimento são a técnica utilizada e as associações feitas durante a operação.
O tempo de internação também será determinado pelo tipo de cirurgia e condições do paciente.
Durante o período de recuperação é recomendado seguir corretamente as recomendações do médico, além de comparecer ás consultas de retorno.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817