As pálpebras flácidas deixam muitas pessoas incomodadas e insatisfeitas com sua aparência, pois este problema deixa o olhar cansado e pouco jovial. Sendo assim, é comum utilizar de técnicas para melhorar a aparência da face dos pacientes, bem como dar um “up” na autoestima.
Comumente, o processo natural de envelhecimento, a exposição solar e a falta de hidratação são os três principais motivos que levam à flacidez das pálpebras.
Além da ação do tempo, que é o verdadeiro vilão para causar as pálpebras flácidas, em especial para as mulheres, existe outra causa que provoca a flacidez. Estamos falando do período pós-menopausa. Contudo, neste processo os níveis de colágeno apresentam queda em maior escala, deixando a pele ‘frouxa’. Isso acontece porque o tecido subcutâneo fica sustentado pela musculatura e também pelo arcabouço ósseo. Com o avançar da idade e a influência das mudanças hormonais, a musculatura vai afinando e ficando menos firme.
Cuidar da pele do corpo diariamente contribui para mantê-la hidratada e com mais viço. Mas, muitas pessoas usam o hidratante em todo corpo, contudo esquecem utilizá-lo ao redor dos olhos. Portanto, uma dica importante é hidratar esta área diariamente.
Pele hidratada e protegida do sol é sempre mais saudável, porque a hidratação protege a pele e pode sim mantê-la com melhor aspecto. Não se esquecem disso!
Sobretudo, para cada tipo de pele é indicado um produto específico. Sendo assim, utilize o hidratante indicado pelo seu médico.
Mas, mesmo com todos os cuidados, se você tem aquele pelinha extra sobre os olhos, a blefaroplastia pode ser uma boa opção.
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, de forma a remover rugas, que levam a uma aparência cansada e envelhecida. Além disso, também pode ser realizada a retirada do excesso de gordura nas pálpebras inferiores.
Esta cirurgia pode ser feita na pálpebra superior, na inferior ou em ambas e, em alguns casos pode ser aplicado botox juntamente com a blefaroplastia para melhorar os resultados estéticos ou realizar um lifting facial tornando o rosto mais jovem e bonito.
O procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia local e de forma ambulatorial. Contudo, não é necessária a internação e o paciente vai para casa com os olhos destampados. Mas, cuidados devem ser tomados, como por exemplo, dormir com a cabeça levantada na primeira noite do pós-cirúrgico, aplicar continuamente compressas geladas sob o local da cirurgia e é recomendado o uso de óculos escuros para proteger os olhos da luz e do vento e claro, evitar a exposição ao sol.
Ainda assim, é possível retornar à rotina três dias após o procedimento. Todavia, é normal que o paciente sinta um leve desconforto no pós-cirúrgico. Pois, as pálpebras apresentam um tecido muito fino, que faz com que qualquer traumatismo deixe equimoses (manchas roxas), cuja intensidade varia de pessoa para pessoa. O inchaço costuma ser mais intenso nos cinco primeiros dias e durante algumas semanas haverá um inchaço residual discreto.
Comumente, fica desconfortável e um pouco dolorido. Por causa do inchaço, o desconforto pode ser maior nos primeiros dias. Mas, as compressas aliviam bastante.
Geralmente, no dia seguinte da cirurgia o edema é grande e o aspecto muito feio, do terceiro para o quarto dia esse aspecto melhora muito, os pontos são retirados normalmente no quinto dia.
Vale destacar que, quanto mais fina a pele, melhor a cicatriz. As cicatrizes quase sempre ficam imperceptíveis, a cicatriz da pálpebra superior é colocada na dobra de pele já existente e a da pálpebra inferior sob os cílios.
Em caso de dúvidas, converse mais com o seu cirurgião plástico
Trata-se de um procedimento estético indicado para pessoas que têm excesso de pele nas pálpebras. Na maioria das vezes, a blefaroplastia é utilizada para fins estéticos, já que não é comum que pálpebras flácidas prejudiquem a visão.
Por isso, pessoas com mais de 40 anos acabam sendo o principal público que faz a blefaroplastia, embora ela também possa ser realizada em pacientes mais jovens quando há real necessidade.
Assim como qualquer procedimento cirúrgico, há uma série de exigências antes de o paciente realizar a blefaroplastia, como a realização de exames como hemograma e coagulograma. Portanto, siga todas as recomendações do seu médico.
Vale ressaltar que, é necessário que antes da cirurgia o paciente esteja em jejum.
Geralmente, o pós-operatório costuma ser tranquilo e apresentar recuperação relativamente rápida. Porém, é considerado normal que o paciente apresente hematomas e inchaço considerável.
Contudo, é possível acelerar o processo de recuperação com o auxílio de drenagem linfática pós-operatória com a ajuda de um especialista.
Concluindo, é muito importante que a blefaroplastia seja feita por um cirurgião plástico capacitado. Além disso, o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar com todo o suporte operatório, assim como qualquer cirurgia.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817