Podemos considerar válido, corrigir ou melhorar algum aspecto físico que afeta a autoestima das pessoas. No entanto, quem deseja se submeter a um procedimento cirúrgico, seja ela reconstrutiva ou estética, precisa estar ciente de que nem sempre o resultado final é o desejado, além de existirem riscos. Mas, quais seriam os riscos de uma cirurgia plástica?
Vamos começar falando sobre a decisão pela cirurgia plástica. Contudo, mesmo tomando o cuidado de realizar o procedimento com um cirurgião plástico experiente, por vezes, o organismo reage diferente do esperado. Pois, cada paciente tem suas particularidades e isso deve ser levado em consideração.
Sobretudo, é muito importante o médico perguntar ao paciente sobre qual seria o real motivo de fazer o procedimento, bem como quais seriam as expectativas em relação à cirurgia.
Plástica não pode ser algo de momento. Portanto, é preciso avaliar se os benefícios serão maiores do que os riscos.
Uma conversa esclarecedora tem muito valor antes de passar pelo procedimento, pois é nesta fase que todas as dúvidas serão sanadas, além de alinhar sobre o resultado esperado.
Mesmo com todo cuidado, algumas pessoas são mais suscetíveis a complicações durante ou após cirurgias plásticas. Geralmente os casos mais comuns são:
Vamos citar alguns riscos:
O desenvolvimento de um hematoma é a complicação mais comum da cirurgia plástica, que ocorre devido ao acúmulo de sangue na região operada, causando inchaço e dor. Além disso, também podem surgir manchas roxas, porque os vasos sanguíneos rompem durante a cirurgia.
Quando o médico realiza uma cirurgia, seja ela estética, reparadora ou de qualquer outra tipo, a incisão passa pela pele, subcutâneo, músculo, aponeurose e peritônio (dependendo do local do corte, pode ter mais ou menos camadas). Ao término da cirurgia, tudo o que foi aberto precisará ser fechado, camada por camada, agora, de dentro pra fora.
Ocorre o rompimento dos pontos, se em alguma dessas camadas o fio romper ou “afrouxar”. Isso pode acontecer por várias razões:
O seroma é uma complicação que pode surgir após qualquer cirurgia, sendo caracterizado pelo acúmulo de líquido abaixo da pele, próximo à cicatriz cirúrgica. No geral, este acúmulo de líquido é mais comum após cirurgias em que houve corte e manipulação da pele e do tecido gorduroso, como por exemplo:
Sobretudo, o seroma é o resultado da inflamação no causada pelo procedimento e reações de defesa do corpo.
A trombose é a formação de coágulos ou trombos dentro dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo de sangue. Qualquer cirurgia pode aumentar o risco de desenvolver trombose, pois é comum ficar muito tempo parado tanto durante quanto após o procedimento, o que prejudica a circulação.
O surgimento de cicatrizes grossas, deformadas e queloides pode ocorrer após qualquer cirurgia plástica. Além disso, também pode desenvolver nódulos debaixo da pele que é causada pela formação de um tecido duro no local, que repuxa a pele.
Em alguns casos, pode surgir cicatriz retrátil, que é quando a pele repuxa para dentro e cria um buraco na região operada. As melhores formas de tratar as cicatrizes deformadas são através de sessões de fisioterapia estética ou fazendo uma nova cirurgia plástica para correção da mesma.
Depois de uma cirurgia plástica, o paciente corre um pequeno risco de infecção, que é muito mais comum em torno da cicatriz, mas pode ocorrer internamente também. Entretanto, quando há infecção é normal surgirem dores, inchaço, febre e pus, e você deve procurar o seu cirurgião com máxima urgência.
Sobretudo, há casos, também raros, de mulheres que tiveram suas próteses de silicone rejeitadas pelo organismo. Quando isso acontece, ocorre uma infecção na área e o cirurgião indicará medicamentos para o tratamento rápido.
A melhor forma de diminuir os riscos de complicações devido a uma cirurgia plástica é seguir alguns cuidados como, por exemplo:
Apesar dos riscos de uma cirurgia plástica, ela eleva a autoestima dos pacientes e trás excelentes benefícios. Converse com seu médico de confiança e fique por dentro de todas as etapas que envolvem uma cirurgia.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817