A ninfoplastia é indicada para pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios. No geral, ela é procurada quando os pequenos lábios se projetando para fora dos grandes lábios. Este tipo de problema pode gerar incômodo estético e geralmente dor durante a relação sexual. Não é objetivo reduzi-los em excesso, devido a sua importante função que é proteger a entrada da vagina.
Outras queixas que envolvem a realização da ninfoplastia são:
Desconforto ao usar roupas justas ou peças íntimas: é comum a queixa do acúmulo de um volume extra na roupa. E provoca desconforto na mulher ao usar uma roupa de academia, biquíni ou calça muito justa. Neste caso, a retirada desse excesso de pele irá beneficiar a paciente de uma maneira significativa.
Excesso de gordura no monte de vênus: pacientes com gordura no monte de vênus, pode se beneficiar com a ninfoplastia. O sentimento será de confiança e liberdade após a cirurgia.
Tamanho dos grandes lábios: a cirurgia íntima também é indicada para a paciente que tem os grandes lábios muito aumentados. O que causa uma certa deformidade estética na região íntima.
A cirurgia íntima de ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação. Geralmente, este procedimento demora aproximadamente de 40 minutos a 1 hora. O cirurgião marca o excesso dos pequenos lábios e retirada a pele, depois é feita a sutura com pontos absorvíveis.
A alta hospitalar é, geralmente, no mesmo dia, cerca de 6 horas após o procedimento. Durante o pós-operatório são prescritos analgésicos comuns e há um inchaço na região, que costuma desaparecer em aproximadamente 15 dias. A sensibilidade dos pequenos lábios pode também ser alterada temporariamente.
Seguem algumas considerações importantes antes da realização da ninfoplastia:
O sucesso do resultado da cirurgia depende de alguns cuidados. Seguem abaixo: