A indicação da mamoplastia reconstrutora é feita para mulheres que passaram por uma mastectomia. Este é um procedimento cirúrgico para retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas, esta cirurgia geralmente é indicada para tratar pacientes com câncer.
A reconstrução mamária ou mamoplastia reconstrutora dá uma nova aparência para os seios das mulheres operadas, devolvendo a elas a autoestima que foi perdida.
Embora, deixe os seios com uma aparência mais próxima do natural, a mamoplastia reconstrutora não faz milagre. Portanto, os seios não terão a aparência que tinham antes. Sobretudo, conversar antes com o médico, evita que a paciente crie falsas expectativas.
Em primeiro lugar, a paciente deve estar decida emocionalmente para realizar a cirurgia. Ou seja, é preciso estar ciente dos benefícios que o procedimento irá proporcionar para a mulher mastectomizada. Além de somente realizar a cirurgia devido ao seu próprio desejo, e não para agradar outras pessoas.
Uma questão que deve ser levada em consideração na hora de optar pela mamoplastia reconstrutora, é se a mulher não apresenta outros problemas de saúde que podem interferir na cicatrização. Contudo, ela deve estar preparada para a realidade que a espera, sabendo lidar bem com o seu diagnóstico e tratamento.
Sobretudo, se o médico considerar que a cirurgia não poderá ser realizada, a paciente deve entender que aquela decisão foi tomada pensando no seu bem-estar e com o intuito de evitar problemas futuros.
O cirurgião refaz a mama e em muitos casos é necessário remover tecido de outras regiões do corpo, como por exemplo, costas ou abdômen, para reconstruí-la.
A reconstrução mamária costuma ter duas variantes:
Deste modo, as pacientes nem precisam passar pelo trauma da amastia cirúrgica. A colocação simples de um implante tem uma recuperação muito mais curta e segue normalmente as mesmas condições das demais técnicas que usam esse recurso. Porém, cada paciente tem uma indicação diferente de tratamento.
Para que você tenha uma boa recuperação, os cuidados no processo pós-operatório devem ser preservados. Vejam alguns deles:
Em conclusão, a indicação da mamoplastia reconstrutora pode trazer muitos benefícios para as pacientes que necessitam dela. Mas, é muito importante realizar este procedimento com um cirurgião plástico especialista.
Sendo assim, avalie o currículo do médico e verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esta iniciativa irá promover mais segurança e tranquilidade para você como paciente.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817