A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que muda o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gorduras, rugas e flacidez, além de rejuvenescer a região dos olhos.
No geral, por ser de baixa complexidade e garantir uma aparência mais jovem e harmoniosa. Essa cirurgia é bastante procurada por pessoas a partir dos 30 anos de idade para renovar o visual, transformando o seu olhar.
A principal finalidade da cirurgia das pálpebras é a remoção de pele em excesso e das bolsas de gordura localizadas ao redor dos olhos, que ficam mais aparentes conforme a idade avança e a pessoa passa por mudanças significativas de peso.
A maior parte das pessoas que busca esse procedimento quer mudar a sua aparência e ter olhos com aspecto mais jovial. Entretanto, a blefaroplastia também é indicada quando o excesso de pele chega a prejudicar o campo de visão, formando uma espécie de cortina nos olhos.
Contudo, é muito importante procurar por um médico especialista para uma avaliação presencial, para certificar da real necessidade da cirurgia.
Sobretudo, a cirurgia das pálpebras exige uma anestesia local, aquela cuja duração é menor e abrange apenas uma região delimitada. Esse procedimento é relativamente simples e não demanda longas internações. Uma vez que pode ser feito de manhã, e a liberação ocorrer na parte da tarde, após terminar o efeito do sedativo.
No geral, com a duração de, em média, 40 a 90 minutos, o procedimento nas pálpebras inicia-se com a demarcação da área que passará pela intervenção. E, em seguida, a remoção da pele em excesso. Depois disso, o profissional realiza uma cauterização local e realiza os pontos no exterior.
Comumente, é preciso destacar que o paciente pode optar, depois da avaliação de um cirurgião plástico, por fazer:
Mas, somente o cirurgião plástico pode considerar o que será melhor paciente, mediante cada caso.
Vejam abaixo as características de cada tipo de cirurgia:
Blefaroplastia superior: é feita no sulco óculo palpebral e tem como objetivo remover a pele e a gordura excedentes e, em alguns casos, um pouco do tecido muscular. Estes tecidos deixam o olhar com aspecto de inchaço e o rosto com a aparência cansada.
Blefaroplastia inferior: tem como finalidade tratar de problemas como lagoftalmo, entrópio e ectrópio senil e excesso de bolsa de gordura, mesmo em pacientes mais jovens.
A cirurgia para rejuvenescer a região dos olhos apresenta um perfil de cicatrização muito favorável. Contudo, as cicatrizes tendem a se tornar imperceptíveis após alguns meses. Sendo que, no geral, a recuperação da blefaroplastia inferior é mais rápida do que a superior.
Contudo, os cuidados do pós-operatório da blefaroplastia inferior são os mesmos da superior. Sobretudo, é preciso manter repouso por dois dias, mantendo a cabeça sempre elevada por sete dias. Além de evitar esforços físicos por aproximadamente três semanas.
A proteção em relação aos raios solares, através de chapéus e óculos, deve ser especialmente frequente durante as primeiras duas semanas.
O inchaço é normal após a cirurgia e manchas roxas, chamadas equimoses, também podem aparecer ao redor dos olhos. Entretanto, os pontos podem ser removidos após três ou cinco dias. E no geral, o resultado final só deve ser analisado dois meses após o procedimento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817