A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia plástica com o objetivo de reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais e visa alguns cuidados após cirurgia íntima.
O procedimento promove à redução dos pequenos lábios, para que eles fiquem com tamanho natural ou mais próximo do normal, porém sem reduzi-los em excesso, pois eles possuem uma função muito importante, que é proteger a entrada da vagina.
Portanto, a cirurgia é indicada para pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios, ou seja, quando os pequenos lábios acabam se projetando para fora dos grandes lábios, devido ao seu tamanho excessivo. Este tipo de problema pode gerar incômodo estético ou até mesmo dor durante a relação sexual.
A ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação. Geralmente, este procedimento demora aproximadamente de 40 minutos a 1 hora. O cirurgião marca o excesso dos pequenos lábios e faz a retirada da pele, depois é feita a sutura com pontos absorvíveis.
A alta hospitalar é, geralmente, no mesmo dia, cerca de 6 horas após o procedimento. Durante o pós-operatório são prescritos analgésicos comuns e há um inchaço na região, que costuma desaparecer em aproximadamente 15 dias. A sensibilidade dos pequenos lábios pode também ser alterada temporariamente, mas melhora com o passar do tempo.
Sobretudo, o planejamento para a realização desta cirurgia envolve a escolha adequada do cirurgião plástico, bem como seguir todas as recomendações do pré e pós-operatório.
Assim como em qualquer processo cirúrgico, a recuperação é parte importante para a cicatrização, diminuição do edema e até mesmo para o corpo absorver melhor as mudanças que ocorreram.
Por esse motivo, é preciso ter em mente que o pós-operatório é uma etapa essencial para o sucesso de recuperação da paciente.
Portanto, vamos conferir algumas recomendações que quando seguidas promove um resultado melhor:
É sempre importante esclarecer que qualquer procedimento cirúrgico tem seus riscos, principalmente se a paciente não obedecer alguma das orientações médicas citadas acima. Sendo assim, ela certamente estará suscetível a uma possível infecção ou problemas na cicatrização, por exemplo.
Um ponto importante também está relacionado à escolha do cirurgião plástico. Afinal, um bom profissional será o responsável não apenas pelo ato de operar, mas também por te orientar em um pós-operatório efetivo, que será o diferencial para o sucesso de sua cirurgia Íntima.
Portanto, fique atenta a todas as orientações do seu cirurgião e tome todos os cuidados após cirurgia íntima. E em caso de qualquer anormalidade durante a recuperação, procure o cirurgião plástico que te operou para uma avaliação.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817