Após passar por um processo de grande perda de peso, é muito comum a pessoa sentir os reflexos da flacidez. Mas, para melhorar a flacidez de vários locais do corpo é recomendado investir em alimentos ricos em proteína e colágeno, beber bastante água, além de praticar atividades físicas. Parar de fumar e manter o peso estável, também está na lista de atitudes a serem seguidas. Porque estes hábitos ajudam na formação do músculo e proporcionam firmeza à pele.
Abaixo iremos detalhar um pouco mais sobre estes hábitos, destacando as melhores práticas:
Cuidar do corpo de dentro para fora é um dos primeiros passos para um organismo mais saudável.
Ao consumir a proteína encontrada em carnes magras, grãos, ovos, leite e derivados você estará promovendo a manutenção dos músculos que ajudam a preencher a pele. Além disto, investir em uma alimentação rica em colágeno, presente na laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas é fundamental, porque ajuda a manter a firmeza da pele.
Existe também a possibilidade de consumir suplementos à base de colágenos, comprados em lojas de produtos naturais. Mas, para utilizá-los da maneira correta, é necessária a orientação e prescrição de um profissional.
Além disto, alguns alimentos funcionam como antioxidante, como por exemplo, os vegetais, chá verde e frutos vermelhos. Eles ajudam evitar a flacidez da pele e o envelhecimento precoce.
Outro hábito que ajuda a melhorar a flacidez da pele é a hidratação do corpo através da ingestão da água. Além da hidratação, a água ajuda a manter a sua elasticidade, pois renova as fibras de colágeno. A água também melhora a circulação e impede o inchaço causado pela retenção de líquidos.
Portanto, consuma no mínimo 2 litros de água diariamente.
A prática de atividades físicas melhora a flacidez porque fortalece e aumenta as fibras musculares e tonifica a pele. Além disto, os músculos que se ganha com o hábito de se exercitar, substitui a gordura. Portanto, é recomendado iniciar qualquer atividade física que você sinta prazer em realizar.
O cigarro provoca vários prejuízos para o corpo, e um deles é a flacidez. Ele prejudica a circulação de sangue pelo corpo, além de ter substâncias que aceleram o envelhecimento dos tecidos. Portanto, abdicar-se do hábito de fumar é fundamental para uma vida mais saudável e uma pele mais bonita.
As práticas citadas acima têm um efeito melhor no caso de flacidez de grau leve e moderado. Quando ela é intensa, especialmente em pacientes obesos que perdem grande quantidade de peso, é indicado o tratamento cirúrgico.
A abdominoplastia é um exemplo de cirurgia para corrigir a flacidez. Este procedimento cirúrgico estético tem como objetivo remover gordura e pele em excesso no abdômen.
Geralmente, quem costuma procurar por este procedimento cirúrgico são:
Além da abdominoplastia, podemos destacar outros procedimentos cirúrgicos que podem amenizar a flacidez.
Veja:
A braquioplastia é uma cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou excesso de pele da região do braço, principalmente na região dos tríceps. Pode ser feita com ou sem lipoaspiração da região.
Na cirurgia de mamoplastia, o cirurgião plástico reposiciona as mamas, retirando o excesso de pele e deixando-as com aspecto mais firme. Esta cirurgia também é conhecida como mastopexia, e pode ser feita isoladamente, ou com a colocação de próteses de silicone, o que pode aumentar os seios e o tônus dos mesmos, para mulheres que tem este desejo.
O lifting de coxas trata a frouxidão de pele pendente e excesso de gordura localizada tratando a parte estética e funcional dessa região. Após grande perda de peso devido à cirurgia bariátrica, a técnica ajuda a remodelar principalmente a região interna da coxa, mas pode também ajudar a parte lateral e nas regiões do culote. A finalidade é melhorar o contorno corporal e promover a melhoria da autoestima do paciente.
Na área facial, o excesso de pele provoca problemas estéticos conhecidos como “rosto caído”. Os pacientes ficam particularmente descontentes com o formato do rosto e do pescoço, após a cirurgia bariátrica, porque não conseguem camuflar esta área com roupas. Portanto, se este é seu problema, a técnica de lifting facial promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos, resgata e aprimora os contornos faciais.
Gostou de saber como é possível melhorar a flacidez após o emagrecimento? Se você ficou interessado em saber mais sobre as técnicas cirúrgicas, agende um consulta presencial.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817