A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) foi fundada em 1948, em São Paulo, com o objetivo de regulamentar os cirurgiões plástico do Brasil ao Conselho Federal de Medicina (CRM). O cirurgião plástico especialista SBCP deve ter especialização em cirurgia geral e cirurgia plástica credenciado pela SBCP ou MEC.
Outro ponto importante é que, para se tornar membro especialista SBCP, o médico precisar ser aprovado em prova escrita e oral, ou seja, o processo é bem criterioso visando a responsabilidade com a saúde dos futuros pacientes.
Em primeiro lugar, para que o cirurgião plástico atue como profissional em sua plenitude, ele precisa passar por uma extensa e intensa formação.
Veja abaixo as fases de sua formação:
Portanto, o médico passa por no mínimo 11 anos de formação antes de exercer seu ofício. A importância de todo esse processo traduz a seriedade, competência e habilidades do cirurgião plástico.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é o único órgão oficial reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).
Para que o médico possa ingressar na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ele precisa ser aprovado nas avaliações e assim, terá o título de especialista homologado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e será considerado membro associado da SBCP.
Existem vários graus para serem atingidos na Instituição. Para alcançar o mais alto deles, o de membro titular, o cirurgião precisará trabalhar mais dois anos na área, de preferência com algum cirurgião de renome, apresentar seu currículo e um trabalho científico. A avaliação é feita por uma comissão designada pela Sociedade.
Há também aqueles que aprofundam ainda mais os estudos e optam por cursos de especialização em centros avançados no exterior. Todas essas práticas somam pontos ao currículo do profissional, aumentando consideravelmente seu conhecimento técnico.
Para você saber se o cirurgião plástico é especialista SBCP, basta acessar o site http://www2.cirurgiaplastica.org.br/ e fazer a consulta.
Recentemente foram noticiados casos de pacientes que se submeteram a procedimentos cirúrgicos com profissionais não habilitados e em local inapropriado. Como resultado, as pacientes foram a óbito.
Portanto, é muito importante considerar que qualquer procedimento cirúrgico tem riscos e limitações. E se for realizado por pessoas sem capacitação e sem os devidos preparos e cuidados, as chances de acontecer um problema sério tornam-se maiores.
Além de expostos ao risco de morte, ao passar por procedimentos feitos por médicos que não são cirurgiões plásticos, os pacientes podem ficar com sequelas graves. Problemas funcionais, como paralisia facial, além de outros relacionados à própria cirurgia, entre os quais a má cicatrização e os maus resultados, são algumas dessas sequelas.
Sobretudo, é especialmente relevante desconfiar de preços baixos e muitas facilidades. Sendo assim, faça uma pesquisa completa do profissional que você se interessou, pois a sua saúde e integridade física devem vir em primeiro lugar.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817