Cresce gradativamente no Brasil o número de cirurgia bariátrica. E junto aumenta a demanda por cirurgia plástica como última etapa do tratamento da obesidade. O emagrecimento promovido pela cirurgia do estômago gera excesso de pele por todo o corpo. Sobretudo, a cirurgia plástica pós-bariátrica é uma alternativa para corrigir a flacidez e o incômodo devido ao excesso de pele.
Muitos pacientes que passaram pela bariátrica têm várias dúvidas. Como por exemplo:
A ansiedade e o desejo pelo corpo ideal são grandes, mas tudo deve ocorrer no seu tempo. Respeitando principalmente os limites do corpo e preservando a saúde.
Será respondido abaixo as 5 dúvidas mais comuns dos nossos pacientes em consultório.
É especialmente relevante dizer que, antes de procurar pelo cirurgião plástico, o paciente deve buscar a equipe médica que fez a bariátrica. Pois, através de uma avaliação detalhada o médico analisará se o paciente está em condições de passar por um novo procedimento cirúrgico.
Alguns pré-requisitos para liberação da cirurgia plástica são:
O emagrecimento das pessoas que realizam uma cirurgia bariátrica se dá de forma mais rápida e é difícil para a pele retrair-se na mesma velocidade. Sem contar que o organismo sofre com a alteração que acontece na absorção das vitaminas E, muitas vezes, por causa da anemia.
Como o processo de emagrecimento é outro e não há um preparo do organismo para se habituar à nova condição, a flacidez da pele é maior após a cirurgia bariátrica.
A cirurgia plástica corrige a flacidez e remodela o corpo, mas é imprescindível saber que a cirurgia deixará cicatrizes. Quanto maior o grau de flacidez, consequentemente maior será o tamanho das cicatrizes.
Portanto, o cirurgião deve avaliar cada caso em especial e alinhar com o paciente as expectativas em relação ao resultado final.
Para responder esta pergunta com precisão, o cirurgião plástico precisa avaliar o paciente pessoalmente. Pois, após a análise do corpo da pessoa operada ele verificará onde há flacidez de pele que pode ser corrigida com a cirurgia. Geralmente, o médico pode indicar mais de um tipo de técnica para promover o contorno corporal.
Segue abaixo os tipos de cirurgias plásticas mais comuns após a bariátrica;
Todo procedimento cirúrgico oferece riscos. Mas, para evitá-los é preciso cuidados e cautela no período pré e pós-operatório. Além de seguir todo o protocolo para amenizar os perigos da cirurgia.
Sobretudo, o paciente deve procurar por um médico especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Após a cirurgia bariátrica e cirurgia plástica, o paciente deve manter hábitos saudáveis. Portanto, a prática de atividade física e uma dieta balanceada irão contribuir para o equilíbrio do corpo e manutenção do resultado.
Faz parte dos cuidados também levar uma vida sem estresse, evitar o fumo e bebidas alcoólicas, beber muita água e ter uma boa noite de sono.
Viu como a cirurgia plástica pós-bariátrica oferece vários benefícios aos seus pacientes? A autoestima conquistada após este procedimento pode proporcionar uma vida nova às pessoas operadas. Mas tudo deve ser feito com responsabilidade e preservando a segurança e saúde.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817