Como a cirurgia mamária e a saúde mental se relacionam? Descubra como esse procedimento pode melhorar a qualidade de vida de diversas mulheres no Brasil e no mundo
A baixa autoestima e a insatisfação com os próprios seios, independente da razão, tem feito com que a cirurgia mamária e a saúde mental caminhem juntos quando o assunto é a melhora da qualidade de vida da mulher.
Culturalmente os seios se relacionam com a feminilidade e autoestima das mulheres e, por isso, até hoje essa é uma região do corpo muito importante para a maior parte do público feminino.
Assim, a presença de alguma alteração estética nas mamas é frequentemente um incômodo que causa a piora da autoestima daquela pessoa, prejudicando inclusive o psicológico.
Mas, afinal, como a cirurgia mamária pode atuar na saúde mental da paciente, nesse caso? Confira a seguir um pouco mais sobre esse assunto!
A cirurgia mamária e a saúde mental podem caminhar juntos, visto que esse procedimento cirúrgico é uma opção em muitos casos para reconstruir as mamas ou até mesmo modificar algum fator que é incômodo para a mulher.
Dessa forma, os seios deixam de ser um empecilho para a autoestima e voltam a ser um fator que melhora a auto percepção da paciente sobre a própria imagem.
A necessidade de uma cirurgia mamária com a finalidade de melhorar a saúde mental e a autoestima da mulher pode se dar por diversos motivos. O principal deles é, sem dúvida, a reconstrução das mamas após uma operação de retirada dos seios por câncer. Saiba mais a seguir!
A relação entre cirurgia mamária e saúde mental nesse caso é muito próxima, visto que esse procedimento é feito na maioria das vezes após um câncer de mama.
Quando a mulher descobre um tumor maligno nos seios, isso por si só já causa tristeza e desespero, por não saber inicialmente qual é a expectativa de cura no seu caso.
Nesse contexto, saber que a cirurgia do seio com o câncer pode ser o tratamento ideal é, em primeiro lugar, um alívio (já que em alguns casos avançados não há indicação de tratamento algum).
No entanto, a mastectomia (retirada parcial ou total do seio) também é algo traumático para as mulheres. Por isso, uma opção para a maior parte do público que passa pela mastectomia, é fazer a cirurgia mamária de reconstrução da mama.
Essa é uma cirurgia plástica reparadora que tem como objetivo principal devolver o volume e o formato da mama e, junto com isso, é claro, devolver também a autoestima e a saúde mental da paciente.
Hoje em dia, em diversos casos já é possível fazer os dois procedimentos em um mesmo tempo cirúrgico: a mastectomia seguida da reconstrução pelo cirurgião plástico.
Nos casos em que é possível fazer isso, a mulher não passa pelo momento traumático de se ver sem a mama, de fato.
Além das cirurgias reconstrutoras, a cirurgia mamária e saúde mental também se relacionam quando o assunto é a insatisfação da mulher com a própria mama, seja devido ao volume do seio ou pelo processo de envelhecimento. Saiba mais a seguir.
O uso da prótese de silicone para aumentar os seios é uma alternativa na reconstrução da mama, mas não apenas isso.
Muitas mulheres passam vários anos da vida se incomodando com o fato de terem seios pequenos e desejando, assim, “colocar silicone”. Essa insatisfação com o próprio corpo em alguns casos pode levar a prejuízo grave na autoestima e no psicológico da mulher.
Assim, nesses casos, o procedimento de aumentar os seios atua não só na mudança da aparência, mas também na qualidade de vida da paciente.
A cirurgia mamária para reduzir o volume da mama também pode ser a solução para algumas mulheres.
Enquanto muitas desejam ter mais volume mamário, outras percebem os incômodos de ter os seios muito grandes. Afinal, em alguns casos isso causa dor na coluna, alteração postural e até dificulta o uso de determinadas roupas.
O passar dos anos traz consigo algumas alterações no corpo e, entre elas, é normal que as mamas fiquem “caídas” com o tempo.
No entanto, isso frequentemente prejudica a autoestima da mulher, que pode escolher por fazer uma cirurgia plástica para “levantar os seios”.
Agende um atendimento para tirar suas dúvidas sobre as cirurgias plásticas da mama e entender melhor sobre cirurgia mamária e saúde mental.