A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remodela a silhueta e pode corrigir a indesejada “barriguinha flácida”. Apesar dos resultados positivos, é comum os pacientes temerem a futura cicatriz de abdominoplastia. Mas, vale lembrar que isso é natural em qualquer intervenção cirúrgica.
Sobretudo, a cicatriz da abdominoplastia fica estrategicamente localizada na linha do biquíni, (geralmente na mesma linha da cesárea) logo acima dos pelos pubianos. Dependendo da flacidez abdominal a ser corrigida, a cicatriz pode se estender para as laterais da barriga.
Mas, antes de abordarmos um pouco mais sobre a cicatriz de abdominoplastia, falaremos sobre como é esta cirurgia.
Na abdominoplastia se corrige o excesso de tecido (pele e gordura) que se acumula principalmente abaixo do umbigo. Além de reposicionar os músculos retos abdominais quando estiverem afastados.
Esta não é uma cirurgia para emagrecer e sim para o remodelamento do abdômen. De todas as regiões do organismo, a parede abdominal é uma das que mais acumula gordura. Geralmente, a lipoaspiração pode ser feita por associação promovendo um resultado melhor para o paciente.
Os tipos de abdominoplastia podem variar de acordo com o caso do paciente. E dependendo da técnica utilizada a cicatriz terá formas e tamanhos diferentes.
Abdominoplastia clássica ou completa: é o procedimento cirúrgico que visa remover flacidez muscular e excessos de pele na região abdominal, fatores que ocorrem após perda de peso ou gestação. É realizada tanto na parte inferior, quanto na parte superior da barriga.
Cicatriz: a cicatriz vai de um lado a outro, acima dos pelos pubianos na linha dos quadris.
Miniabdominoplastia: é como uma abdominoplastia tradicional, mas pela qual se retira uma quantidade menor de pele e de gordura. Além disso, a incisão é menor, já que não existe a necessidade de eliminação de tanta sobra.
Cicatriz: geralmente é menor e ficará na altura da cesárea
Abdominoplastia em âncora (em forma de um T): se trata de um procedimento tradicional no qual é necessária a realização de uma incisão em forma te T. Ou seja, uma incisão vertical e outra horizontal no centro do abdômen. A técnica é recomendada para pacientes que tenham sofrido uma perda de peso muito importante, como os que passam por uma cirurgia bariátrica.
Cicatriz: fica em forma de “T” invertido e lembra uma âncora.
A qualidade da cicatriz depende do tipo de pele do paciente. Os negros e asiáticos, por exemplo, tendem a ter uma má formação de cicatrizes, por características genéticas.
Outro ponto extremamente importante é a técnica usada pelo cirurgião, mais especificamente o tipo de corte feito e a sutura (pontos da cicatrização).
Geralmente, depois de seis meses da cirurgia é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois nesse período não há mais inchaço. Neste período ela começa a clarear e ficar com um aspecto mais natural.
Com o passar de um ano a cicatriz da abdominoplastia não muda mais. Geralmente, o seu aspecto está mais claro e ela fica quase imperceptível.
As etapas de cicatrização requerem cuidados especiais em cada fase. Vejamos:
Antes da cirurgia
O paciente precisa fazer todos os exames e se certificar que:
Durante a cirurgia
Trata-se de uma técnica cirúrgica e de responsabilidade do médico. Portanto, dele deve tomar todos os cuidados para que o paciente tenha segurança. O tipo de curativo também é de responsabilidade dele. Atualmente existem curativos com fita e cola biológica que fecham a ferida sem a necessidade de sutura.
Após a cirurgia
O pós-cirúrgico envolve cuidados especiais para uma boa recuperação:
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817