Você sabe o que é o botox? Conheça mais sobre esse procedimento e os resultados que podem ser obtidos
O botox é um procedimento muito falado atualmente, sendo usado principalmente com o objetivo de reduzir as marcas de expressão faciais. Mas, afinal, você sabe o que é essa técnica e como ela é feita?
Esse método consiste no uso de uma substância chamada de toxina botulínica, na intenção de reduzir as contrações musculares do local onde for realizada a aplicação.
Isso acontece porque existe uma substância chamada acetilcolina que é responsável pela transmissão de sinais entre as fibras nervosas e as fibras musculares, levando a informação de comando para a contração do músculo.
A toxina botulínica, por sua vez, age bloqueando a ação da acetilcolina e, dessa forma, não há contração muscular. Em consequência disso, as rugas que se originam do movimento da face não são formadas. A longo prazo, isso ajuda a reduzir até mesmo as famosas linhas de expressão que incomodam muitas pessoas.
Outro uso do botox é para indivíduos que sofrem com a hiperidrose, ou seja, excesso de suor. Ao utilizar a toxina botulínica nas áreas que mais são afetadas (como mãos, pés e axilas), a substância ajuda a bloquear as glândulas sudoríparas, reduzindo a quantidade de suor excretada.
Assim, de forma resumida, os principais benefícios do uso do botox são:
Outra dúvida comum em relação a essa técnica diz respeito ao processo de aplicação. Porém, essa não deve ser uma preocupação, já que o procedimento é simples e rápido.
A aplicação é feita com uma agulha no local desejado para o tratamento. A toxina botulínica é injetada em vários pontos, com uma distância de cerca de 1,5 cm entre eles, para que toda a área a ser tratada seja coberta.
Em relação aos resultados, é necessário ter expectativas reais para evitar frustrações. Isso porque o botox não elimina as rugas já existentes – ele age apenas como um redutor das marcas, além de evitar a formação de novas rugas.
Além disso, em algumas áreas, essa pode não ser a técnica mais indicada, por exemplo no tratamento do bigode chinês (rugas nos cantos da boca e do nariz). Como essa é uma região em que a movimentação é muito utilizada, seja para mastigar, falar ou sorrir, não é indicado o uso da toxina botulínica.
Assim, o melhor caminho para obter os resultados desejados é buscar orientação de um bom profissional. Dessa forma, você saberá exatamente como o botox irá te ajudar.
Outro ponto que é importante ressaltar é que os resultados desse procedimento não são eternos, já que o botox irá funcionar pelo tempo em que a toxina botulínica permanecer no organismo.
Porém, com cerca de 4 a 6 meses, essa substância vai sendo eliminada pelo corpo devido a um processo natural. Dessa forma, para manter os resultados, é importante fazer a manutenção do procedimento.
Para saber a data exata que o botox deve ser reaplicado, converse com seu médico.
Agora que você já conhece a técnica baseada na aplicação da toxina botulínica, é importante reforçar o papel importante que o profissional responsável tem em todo o processo. Isso porque, para que os resultados sejam eficazes, é necessário que a aplicação seja feita nos pontos corretos e na dosagem adequada.
Além disso, o profissional deve ter conhecimento de toda a anatomia da face e dos locais de aplicação, além de saber a técnica ideal, visto que a substância deve ser injetada na região muscular, sem atingir nenhum vaso sanguíneo ou nervo.
Assim, geralmente os profissionais mais indicados para aplicar o botox são os cirurgiões plásticos e os dermatologistas. Nos casos da aplicação apenas na face, os dentistas também têm uma boa formação para isso.
Além desses, outros profissionais da saúde também podem ser capacitados para a aplicação em alguns casos. Vale lembrar que a especialização e a experiência do médico também são fundamentais para um bom resultado.
Quer saber mais sobre o botox? Agende um atendimento com o Dr. Alexandre Meira e tire suas dúvidas.