As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação, tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão. Portanto, o tratamento com botox pode ajudar neste caso.
Muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, por exemplo, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.
O botox é um tratamento bastante eficaz para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. No geral, entre as linhas tratadas com o botox estão:
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação médica individualizada.
O botox é injetado através de agulhas na área a ser tratada. Geralmente, com uma distância de 1.5cm de um ponto para o outro.
A aplicação é rápida e para amenizar o desconforto das agulhas, é utilizado um anestésico de uso tópico. E para que o resultado seja o mais natural possível, os locais das aplicações devem ser bem estudados pelo especialista.
Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. E para quem quer o efeito permanente sem intervalos, deve fazer aproximadamente a cada quatro meses. Entretanto é possível fazer aplicações a cada seis meses e os resultados serão satisfatórios.
Esse procedimento deve ser realizado de forma personalizada para cada pessoa. A face deve ser fotografada e avaliada minuciosamente pelo médico para levantar alguns pontos, abaixar outros e deixar a face mais harmônica. Não é somente a técnica da aplicação que torna o profissional habilidoso, e sim o seu senso de estética.
Por isso, é imprescindível realizar o tratamento com profissional preparado e especializado no assunto.
Seguem alguns cuidados recomendados antes da cirurgia plástica:
Os cuidados após o tratamento são: