A palavra autoestima tem sido muito comentada e divulgada atualmente. Isto porque, o bem-estar, a qualidade de vida e o prazer de se sentir bem tem feito as pessoas procurarem formas de atingir a satisfação em relação ao corpo, vida profissional e relação com as pessoas.
Mas, o que é autoestima? A autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo.
A autoestima ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspecto importante de nosso bem-estar emocional. Por isso, quando ela está elevada, nós nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo. Mas, quando está baixa, sinaliza que não estamos felizes com quem somos.
Portanto, é importante buscar formas e meios de conquistar o equilíbrio para elevar e manter a autoestima, assim você se sentará bem e feliz.
Todos querem ter uma vida feliz e nós sabemos que se adotarmos uma atitude positiva para tudo que fazemos, o retorno será melhor que com uma atitude negativa. Mas por muitas razões e situações da vida, todos nós em alguns momentos somos afetados pelas atitudes negativas. Mas, pensar positivo deve se tornar um hábito para conquistar coisas boas, inclusive a autoestima.
Ter uma autoestima elevada não gera só uma sensação de bem-estar. Esse estado emocional também gera benefícios físicos clinicamente mensuráveis. Parece que pensar positivamente sobre nós mesmos pode oferecer uma proteção efetiva sobre o coração e o sistema imunológico, ou seja, uma autoestima elevada cria, em última instância, um ambiente favorável à saúde.
O bem-estar físico também acontece de dentro para fora. Portanto, cuide da sua alimentação escolhendo os alimentos ideais para manter a saúde em dia, além de ingerir muito líquido. As frutas, verduras e legumes quando consumidas em quantidades adequadas nas refeições diárias fazem muito bem ao organismo, pele, cabelos e unhas.
Para transbordar a felicidade, inclua ainda no seu cardápio alimentos que possuem triptofano, substância que atua na sensação de bem-estar. Entre eles estão a banana, o leite desnatado e a mandioca.
Escolher praticar uma atividade física, como por exemplo, uma caminhada, exercícios aeróbicos, dança, entre outros, irá contribuir muito para a melhora da sua autoestima. Além da perda de peso e medidas que, geralmente acontece quando você pratica exercícios, a sensação de bem-estar, leveza e melhora da disposição são resultados de uma vida ativa e saudável.
Pode-se medir o grau de sucesso e felicidade de alguém através da análise de sua autoestima. Fortalecer a autoconfiança e o autoamor através de decisões e atitudes que contribuam para a mudança interior é fundamental para ser feliz.
Celebre a vida, a família, a saúde e os pequenos detalhes. Aproveite o pôr do sol, a companhia dos amigos e parentes. Vá passear no parque, ande bicicleta, viaje e desfrute todos os momentos bons que a vida te oferece.
Permita-se estar bem e promova o bem-estar, através de atitudes e posturas que dependem apenas de você. Conquiste a felicidade plena de uma forma completa e que te faça bem.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817