Conheça mais sobre a mamoplastia redutora e saiba os principais mitos e verdades sobre como reduzir os seios
Mitos e verdades sobre como reduzir os seios: você sabe quais são os principais? É posssível encontrar muitas dicas e recomendações sobre as cirurgias plásticas na internet. Algumas de fato são verdadeiras, porém outras não possuem fundamento médico-científico.
Por isso, quando se deseja fazer cirurgias plásticas, seja nas mamas ou em outras partes do corpo, é fundamental se informar com qualidade.
O ideal é que você discuta com o cirurgião escolhido para realizar sua operação, afinal este é o médico mais adequado para orientar de forma segura e satisfatória.
Mas, se você ainda não conseguiu definir qual será o profissional responsável pela sua cirurgia, algumas informações de sites confiáveis são válidas. Elas irão te auxiliar na decisão de realizar ou não uma intervenção cirúrgica nas mamas.
Confira a seguir os 5 principais mitos e verdades sobre como reduzir os seios.
Divulgar falsas informações ou comentários é comum entre a população, no que diz respeito às cirurgia plástica na mama, trazendo medos e preocupações desnecessárias.
Apesar de alguns fatos serem válidos, não se pode acreditar em tudo o que se diz por aí. Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades sobre como reduzir os seios.
FALSO! A mamoplastia redutora é uma cirurgia muito segura e que não impede que a mulher amamente no futuro. Isso porque, não é feita a remoção de todo o tecido mamário.
Sendo assim, o seio ainda consegue produzir o leite para alimentar o bebê, explicando um dos principais mitos e verdades sobre como reduzir os seios.
Porém, é importante dizer que a mulher pode sim ter dificuldade na amamentação, justamente devido à redução do tecido mamário. No entanto, é possível superar, com estímulo e auxílio, na maioria dos casos, essa dificuldade .
VERDADEIRO! O resultado positivo de qualquer cirurgia plástica depende muito dos cuidados pós-operatórios realizados pela paciente. Quando falamos em mamoplastia redutora isso é ainda mais relevante.
A prática de exercícios físicos, principalmente aqueles que utilizam os braços, não é recomendada logo após a operação. O ideal é que se espere pelo menos 6 semanas para o retorno das atividades a fim de reduzir possíveis complicações.
FALSO! Uma das principais dúvidas em relação aos mitos e verdades sobre como reduzir os seios é justamente em relação à cicatriz deixada pela cirurgia.
Alguns fatores podem influenciar no tamanho da incisão (corte) que precisa ser feita, como: técnica cirúrgica utilizada, quantidade de tecido removido, nível de flacidez da mama, tamanho do seio, entre outros.
No entanto, de forma geral, a cicatriz é pequena e torna-se imperceptível após alguns meses, desde que sejam realizados os cuidados adequados.
VERDADEIRO! Um outro assunto muito comentado é o piercing no mamilo. Não existe nenhuma contraindicação para a intervenção cirúrgica nas mamas no caso de mulheres que possuem piercing.
A única recomendação é retirar o piercing alguns dias antes do procedimento.
FALSO! É muito comum que as pessoas leigas acreditem que a mamoplastia redutora só pode ser realizada após gravidez, justamente em consequência de um outro mito abordado anteriormente em relação à amamentação.
A verdade é que mulheres que desejam engravidar podem sim fazer mamoplastia redutora, porém recomenda-se que aguarde pelo menos 12 meses após o procedimento para que ocorra a gestação.
Após conhecer os principais mitos e verdades sobre como reduzir os seios, é importante agora conhecer um pouco mais sobre o procedimento. Além disso, é preciso compreender como ele é realizado e quais são as indicações mais comuns.
A redução das mamas ou mamoplastia redutora é uma intervenção que tem como objetivo central diminuir o volume do seio. Nessa operação, é feita a retirada do excesso de gordura e de parte do tecido mamário, o que contribui para a redução do número do sutiã.
A mama é uma região do corpo feminino que impacta muito na autoestima e bem-estar da mulher. Por isso, em caso de desconforto estético, a intervenção cirúrgica pode ser uma ótima opção, lembrando sempre de considerar os mitos e verdades sobre como reduzir os seios.
As principais indicações para a mamoplastia redutora são:
Vale destacar que, caso você deseje realizar essa operação, procure um cirurgião capacitado. Busque por indicações de profissionais de excelência e tire suas dúvidas sobre os mitos e verdades sobre como reduzir os seios.
Para mais informações, agende uma consulta com o Dr. Alexandre Meira – Cirurgião Plástico.