Os variados tipos de nariz são um dos principais fatores para procura de rinoplastia no Brasil. Diferente do que se pensa, a rinoplastia não é realizada apenas com fins de afinamento e redução do nariz.
Na verdade, esse procedimento visa a harmonização dos traços do rosto. Isso porque, com a miscigenação brasileira, traços de diferentes etnias podem estar presentes em uma mesma pessoa, de maneira que ela fique insatisfeita com a composição dos traços faciais.
Assim, com os diferentes tipos de nariz, diferentes tipos de rinoplastia também são realizadas. Mas você sabe identificar qual dentre os tipos de nariz corresponde ao seu?
Existe uma infinidade de tipos de nariz, mas eles foram alocados em grupos principais de acordo com as características mais comuns. Dessa forma, eles podem ser divididos em:
Esses são os tipos de nariz mais comuns na população de modo geral e para cada um deles um tipo de alteração diferente é solicitado por cada pessoa.
Apesar do tipo fino e arrebitado ser o modelo padrão, esse nem sempre é o tipo de modelo buscado pelas pessoas. Além disso, nem sempre esse é o melhor tipo para ornar de forma harmônica com as demais características faciais do indivíduo.
Por isso, a decisão do tipo de procedimento a ser adotado deve ser realizado em conjunto com um profissional de confiança que respeite suas decisões e que não busque apenas atender a um padrão que não necessariamente irá harmonizar com suas demais características da face.
Apesar de ser um procedimento cada vez mais comum, todo procedimento cirúrgico deve levar em consideração as condições da área a ser operada e do paciente.
No caso da rinoplastia, as características do nariz e as expectativas do paciente devem ser consideradas antes da operação, tais como:
Assim, é possível alinhar melhor o procedimento às expectativas do paciente de forma realista. Isso porque cada estrutura nasal possui suas limitações às mudanças desejadas.
Além disso, é preciso avaliar o formato do rosto e os demais traços, porque como falado anteriormente a rinoplastia não é uma operação apenas para afinar ou aumentar alguma parte do nariz, mas sim para buscar harmonizar as características faciais.
Por isso, em algumas situações apenas a suavização é realizada e não grandes operações.
Por fim, pessoas que já passaram por alguma rinoplastia anteriormente também podem se submeter ao processo novamente. Entretanto, em troca de cirurgião, alguns pontos devem ser considerados, sendo eles os dois citados anteriormente (estrutura nasal e espessura da pele), além de averiguar como era o nariz anteriormente à primeira cirurgia.
O ideal na hora da escolha é buscar por um cirurgião que encontre o equilíbrio entre o respeito a sua vontade e a experiência profissional do que pode ser mais harmônico para o seu rosto.
A melhor forma é agendando uma consulta e conversando mais sobre o assunto. Assim, se você quer saber qual melhor cirurgia seria indicada para você, não perca tempo e marque seu horário.