Neste texto falaremos de alguns cuidados para pacientes de cirurgia plástica com a pandemia da COVID-19. Contudo, é fundamental seguir todos os protocolos de segurança que são rígidos e essenciais para preservar a saúde dos pacientes.
Primeiramente, a nossa preocupação envolve a saúde e bem-estar de nossos pacientes. Por isso, temos o compromisso e o cuidado de realizar todas as medidas para protegê-los. Vale destacar que, o paciente também somente deve se deslocar para uma consulta médica tomando todos os cuidados necessários. E caso, esteja com algum sintoma como por exemplo, febre, cansaço e tosse, deverá adiar a consulta para outro dia.
Seguem alguns cuidados que seguimos para preservar nossos pacientes:
É muito importante respeitar o espaçamento na agenda com o objetivo de não ter aglomeração de pessoas na sala de espera. Reforçamos que, todos os pacientes precisam comparecer às consultas com máscara, além de fazer o uso do álcool em gel nas mãos.
Desde antes da pandemia, sempre foi um cuidado nosso manter o consultório limpo e organizado. Mas, agora com a pandemia esses cuidados foram redobrados, como por exemplo, álcool em gel disponível para os pacientes, espaçamento entre os assentos na sala de espera, máscaras disponíveis caso o paciente esqueça a sua em casa, profissionais treinados sobre as medidas de segurança contra a Covid-19.
Durante a consulta, o cirurgião plástico irá avaliar o paciente, fazer uma avaliação detalhada e principalmente, esclarecer todas as dúvidas sobre a cirurgia plástica na pandemia. Contudo, após a avaliação o médico, ele poderá indicar ou não a cirurgia para o paciente. A contraindicação pode acontecer para pacientes com mais de 60 anos e com doenças crônicas. Sobretudo, o médico indicará uma nova avaliação num momento oportuno, ou seja, quando os riscos de contrair o coronavírus for menor.
Vale destacar que, seguimos rigorosamente os protocolos de segurança da Secretaria de Saúde e as normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Portanto, somente indicaremos os tipos de cirurgia embasados nos protocolos e normas. Sendo assim, converse com seu médico de confiança e esclareça quais cirurgias estão liberadas para serem realizadas neste momento.
E, além disso, é fundamental usar o bom senso, tanto do cirurgião plástico, quanto do paciente. Assim, juntos poderão definir se a cirurgia será a melhor opção ou se é mais adequado esperar um pouco mais.
Seguem alguns cuidados importantes que vão além do uso de máscaras e álcool em gel nas mãos:
Concluindo, os cuidados para pacientes de cirurgia plástica com a pandemia da COVID-19 são essenciais para manter a saúde. E, além disso, é preciso ficar atento às recomendações dos órgãos governamentais e entender que elas podem mudar diariamente, de acordo com o cenário.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817