A cirurgia para diminuir tamanho dos lábios também é conhecida como queiloplastia redutora. Contudo, o procedimento pode ser utilizado para outros fins, como o aumento dos lábios, a correção da “boca torta” (uma espécie de paralisia facial) e para o aumento dos cantos da boca, no intuito de formar uma espécie de sorriso constante.
Quando o volume dos lábios é naturalmente excessivo, ainda que por uma percepção da paciente, é possível alterar a simetria dos lábios para que eles fiquem em harmonia com o resto do rosto.
O procedimento pode ser realizado a partir dos 18 anos de idade, porém, é a partir dos 40 anos que as mulheres mais se interessam por esse procedimento. A queiloplastia torna os lábios maiores e mais volumosos por meio do aumento do vermelhão. Entretanto, o procedimento é feito com o avanço da mucosa labial, associada com enxerto de gordura. Mas, as rugas ao redor da boca são melhoradas com outros procedimentos estéticos.
Porém, quando o objetivo do procedimento é o rejuvenescimento dos lábios, são utilizadas outras técnicas, como, por exemplo, o encurtamento do lábio superior e correção do contorno labial, conhecido também como “bardotização”, uma referência aos lábios de Brigitte Bardot. Quando bem executadas, essas cirurgias conferem aos lábios um aspecto natural e proporcional.
Esse procedimento normalmente é procurado por pessoas que sobrem de deformações labiais ou que simplesmente desejam obter um visual mais jovem. Pois, sua principal recomendação é para mulheres que tenham lábios muito finos e desproporcionais.
Sobretudo, independente da escolha do procedimento, eles devem ser realizados por profissionais adequados. Pois, a paciente só deve fazer qualquer procedimento depois de uma cuidadosa avaliação médica.
No pré-operatório da cirurgia para diminuir os lábios, a paciente e o médico definem quais são as alterações e os resultados possíveis após o procedimento. Também são realizados exames de rotina e é feita uma avaliação de risco cirúrgico e de pré-anestesia.
Nos instantes que antecedem a cirurgia, a paciente deve:
Logo após a cirurgia para cirurgia para diminuir tamanho dos lábios, é comum que a região apresente edemas e que alguns curativos tenham de ser usados. Sendo assim:
Desde já, o retorno ao médico é um dos elementos essenciais para se obter um resultado adequado e realizar a boa manutenção da queiloplastia. Portanto, para evitar inflamações, o cirurgião deve recomendar o uso de anti-inflamatórios e antibióticos, que devem ser tomados rigorosamente segundo as orientações do médico.
No geral, é possível retornar às atividades normais após cinco dias da cirurgia. Contudo, os exercícios físicos devem ser evitados nas primeiras semanas, para não comprometerem a cicatrização.
Normalmente, os pontos são retirados após sete dias e a cicatriz fica escondida na parte interna da boca, sendo praticamente imperceptível.
Em conclusão, a queiloplastia não deve ser feita considerando a boca como um elemento isolado. Pois, a intervenção deve ser realizada após um estudo detalhado de toda a face do paciente, assim é possível conseguir proporções equilibradas, lábios simétricos e um efeito natural.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817