Você sabia que o resultado da blefaroplastia antes e depois pode surpreender bastante? Pois, no geral, quem se submete a este procedimento fica com o olhar mais jovial.
Blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras tanto inferiores quanto superiores dos olhos, que tem o objetivo de eliminar sinais do envelhecimento, tais como flacidez e rugas, a fim de deixar o olhar mais jovial e menos cansado.
A cirurgia para pálpebras caídas, trata-se de um procedimento estético indicado para pessoas que têm excesso de pele nas pálpebras. Comumente, na maioria das vezes, a blefaroplastia é utilizada para fins estéticos, já que não é comum que pálpebras flácidas prejudiquem a visão.
Por isso, é comum que pessoas com mais de 40 anos sejam o principal público que faz a blefaroplastia, embora ela também possa ser realizada em pacientes mais jovens quando há real necessidade.
A cirurgia é realizada normalmente com anestesia local em regime de cirurgia de ambulatório e demora de uma hora e meia a duas horas. Contudo, o paciente pode realizar o procedimento com sedação se assim o desejar. Neste caso, o paciente dorme, mas não é necessário tomar anestesia geral, diminuindo muito o risco de complicações.
Após a cirurgia, o paciente pode sentir ardor nas pálpebras, mas não é comum que a dor seja intensa. É usual o aparecimento de algumas equimoses (manchas roxas e inchaço) ao redor dos olhos. Para isso podem ser utilizadas compressas de soro fisiológico gelado logo após a realização do procedimento.
Os pontos de sutura são removidos de três a cinco dias após a cirurgia. A recuperação ocorre em uma semana e as marcas desaparecem de duas a três semanas depois. Os resultados se manifestam gradualmente, conforme os hematomas e o inchaço diminuírem.
Homens e mulheres podem se submeter à blefaroplastia, que pode corrigir algumas condições permanentes, mas não interrompe o processo natural de envelhecimento da pele, sendo necessário manter os cuidados regulares com fotoproteção e outras medidas.
Sobretudo, antes do procedimento, é importante informar ao médico sobre problemas oculares, como glaucoma, olho seco, dentre outros. Também é preciso informar doenças cardiovasculares, problemas circulatórios, pressão alta ou diabetes.
Ainda que haja uma cicatriz, por ser um procedimento realizado por cirurgiões plásticos, trata-se de uma marca muito discreta e de difícil percepção, sendo facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios, ou seja, a cicatriz não fica aparente.
O preço da blefaroplastia envolve várias questões, como por exemplo, honorários do cirurgião, complexidade do procedimento, local onde será realizado o procedimento, dentre outros. Vale ressaltar que, cada paciente tem suas particularidades e isso pode exigir muito ou pouco do cirurgião.
Sendo assim, somente é possível informar o valor da cirurgia depois que o paciente for avaliado pelo cirurgião plástico.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817