A lipoaspiração é uma cirurgia plástica muito procurada e possui várias vantagens. Contudo, toda cirurgia plástica tem seus riscos, mas existem algumas práticas importantes para minimizá-los. Sendo assim, falaremos neste texto sobre os riscos da lipoaspiração e como evitá-los.
Quando o assunto são os perigos da lipoaspiração, é preciso ter em mente que há algumas situações que expõe o paciente aos riscos. São elas:
Sobretudo, os pontos citados acima são essenciais para a segurança de qualquer cirurgia plástica. Mas, infelizmente, muitas pacientes desconhecem a importância de escolher o cirurgião plástico com muita atenção.
No geral, o risco de complicações é maior em fumantes, doentes crônicos ou com o sistema imune fraco. Desta forma, estes indivíduos devem ponderar bem a vantagem e riscos de fazer a cirurgia estética.
Sendo assim, converse bastante com seu cirurgião plástico, esclareça todas as dúvidas, e somente realize o procedimento visando primeiramente sua saúde, segurança e bem-estar.
Dentre os riscos mais temidos pelos pacientes destacamos 3 abaixo:
Comumente, o risco da lipoaspiração que mais preocupa é a Trombose Venosa Profunda.
Contudo, é importante ressaltar que a trombose pós-cirurgia não acontece em todas as pessoas que fizeram uma lipo. Isso porque a trombose NÃO está ligada ao procedimento, mas sim a vários fatores, como:
Por isso, é sempre importante manter o médico informado sobre as suas condições de saúde e os seus hábitos.
Na maioria dos casos, os riscos da lipoaspiração estão relacionados com a falta de orientações que as pacientes recebem dos médicos ou a falta de estrutura das clínicas.
Os hematomas são uma das complicações mais comuns deste tipo de cirurgia e caracterizam-se pelo surgimento de manchas roxas na pele. Embora sejam pouco estéticos, os hematomas não são graves e acontecem como uma resposta natural do corpo às lesões provocadas pela cirurgia nas células de gordura.
Na maioria dos casos, os hematomas começam a desaparecer, naturalmente, cerca de uma semana depois da lipoaspiração. Mas, existem alguns cuidados que ajudam a acelerar a recuperação, como aplicar uma compressa quente e evitar atividades intensas.
A perfuração é a complicação mais grave da lipoaspiração, mas também é a menos comum. No geral, ela acontece, principalmente, quando a cirurgia é feita em clínicas não qualificadas. Pois, é necessário que a lipoaspiração seja mal executada para que aconteça perfuração dos órgãos que estão por baixo da camada de gordura.
Porém, quando isso acontece, existe um elevado risco de morte. Entretanto, pode acontecer uma infecção grave e, por isso, é necessário iniciar rapidamente outra cirurgia para encerrar o local perfurado.
Seguem alguns procedimentos básicos feito pelo médico para realizar uma lipo com menos riscos:
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817