Após uma grande perda de peso, como a que acontece através da cirurgia bariátrica, pode surgir um excesso de pele em alguns locais do corpo. Sendo assim, a cirurgia plástica após bariátrica trás excelentes benefícios para os seus pacientes.
Sobretudo, as partes mais comuns que sofrem com a flacidez e silhueta pouca definida são:
Nestes casos, está indicada a cirurgia reparadora, ou dermolipectomia, que pode ser feita por um cirurgião plástico habilitado e que preferencialmente seja membro da SBCP.
Contudo, o objetivo da cirurgia plástica após bariátrica serve para corrigir problemas que o excesso de pele pode causar, como por exemplo, dermatite nas dobras, desequilíbrio e dificuldade na movimentação. Portanto, a cirurgia plástica que tira o excesso de pele, promove benefícios além da aparência estética.
Sobretudo, as cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo seu cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorreu a estabilização do peso.
Ainda assim, o cirurgião plástico deve avaliar o IMC, pois apenas é recomendado realizar a cirurgia caso o paciente esteja com pontuação abaixo de 30. Contudo, pacientes com IMC acima de 30, somente devem passar pela cirurgia se houverem razões fortes.
Geralmente, a estabilização do peso ocorre entre 01 e 02 anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudica a locomoção do paciente.
Geralmente, a maioria dos cirurgiões plásticos que estão habituados a fazer esse tipo de cirurgia plástica recomenda tratar primeiramente o abdômen. A seguir, mamas, braços, coxas e face. Contudo, a ordem pode ser mudada de acordo com a vontade do paciente, prevalecendo o bem-estar e segurança do paciente.
Sim. É possível realizar mais de uma cirurgia ao mesmo tempo. As cirurgias associadas, como por exemplo, mamas e abdômen ou braços e coxas, devem ser feitas por um cirurgião muito experiente. Mas, vale ressaltar que, não é regra geral fazer a cirurgia por associação, pois o médico poderá optar por cirurgias isoladas para maior segurança.
Toda cirurgia plástica tem seus riscos, mas eles podem ser minimizados através de vários cuidados.
No geral, o risco de complicação grave pode ser pouco, caso o paciente esteja preparado, ou seja, dentro do peso ideal e gozando de boa saúde.
Além disso, o cirurgião plástico e toda sua equipe devem ser capacitados para prestar um atendimento de excelência aos seus pacientes.
Veja abaixo as cirurgias plásticas mais procuradas após cirurgia bariátrica:
Abdominoplastia: também conhecida como dermolipectomia abdominal, esta cirurgia retira o excesso de pele formado no abdômen após o emagrecimento.
Mamoplastia: neste procedimento, o cirurgião plástico reposiciona as mamas, retirando o excesso de pele e deixando-as com aspecto mais firmes. Esta cirurgia também é conhecida como mastopexia, e pode ser feita isoladamente. Mas, também com a colocação de próteses de silicone, o que pode aumentar os seios, para mulheres que desejarem.
Cirurgia de Contorno Corporal (Body Lifting): também conhecida como body lifting, esta cirurgia corrige a flacidez de diversos locais do corpo de uma só vez, como tronco, abdômen e pernas, dando uma aparência mais tonificada e delineada ao corpo.
Lifting em Braços e Coxas: este procedimento remove o excesso de pele que prejudica a estética e que dificulta a movimentação e atrapalha atividades profissionais e do dia-a-dia. Neste caso, a pele é esticada e reposicionada, para remodelar a região desejada.
Lifting Facial: aqui, o excesso de flacidez e gordura que caem sobre os olhos, bochechas e pescoço é removido, ajudando a suavizar as rugas e rejuvenescer o rosto.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817