Mesmo cuidando da pele de forma exemplar, não há como fugir dos sinais da ação do tempo na pele. Contudo, existem diversas opções de procedimentos e produtos para retardar o envelhecimento e deixar a pele com mais viço, mas nem sempre o resultado é satisfatório. Sendo assim, iremos falar da ritidoplastia. Mas, como o tratamento combate as rugas?
Iremos explorar neste texto várias informações para esclarecer mais sobre o assunto.
Poros dilatados, pele seca, rugas e manchas revelam o envelhecimento cutâneo e indicam que a pele do rosto está perdendo sua vitalidade. Por isso, os cuidados devem ser iniciados o quanto antes.
O envelhecimento é um processo progressivo e constante, pois ocorre em diferentes órgãos e os sinais do envelhecimento aparecem diretamente na pele.
A pele possui três camadas:
Com o passar dos anos, na epiderme, as células passam a descamar, e como os hormônios perdem força deixando de ser produzidos, a pele tende a apresentar mais ressecamento.
Sobretudo, este é processo natural do corpo humano.
Quando as pessoas envelhecem, os músculos faciais começam a perder a rigidez e tonificação, causando o estiramento da pele facial, flacidez, etc. Este processo leva ao aparecimento de muitas rugas no rosto, nas linhas da testa, nas laterais dos olhos (pés de galinha), no queixo e em volta dos lábios (também conhecidas como o código de barras). No geral, estas rugas por vezes também estão relacionadas com fatores hereditários ou exposição prolongada ao sol.
Contudo, a ritidoplastia pode ser uma solução eficaz no combate as rugas.
A ritidoplastia é uma espécie de lifting facial, que tem como finalidade tratar as rugas da área.
No geral, é indicada para pessoas que possuem flacidez na pele do rosto ou nas estruturas da região.
O resultado é o reposicionamento das estruturas da face e a retirada do excesso de pele em casos de flacidez.
O procedimento trata principalmente situações como:
A cirurgia deve ser realizada por um cirurgião plástico. No geral, recomenda-se usar a anestesia geral ou anestesia local com sedação, durante o procedimento. Mas, apenas o médico poderá tomar esta decisão.
Geralmente o procedimento começa com cortes por dentro do cabelo, entre uma orelha e outra, no alto da cabeça (imitando a posição de um arco de prender o cabelo).
Em seguida, normalmente é feita a remoção dos excessos de músculos que causam as rugas na região frontal (testa).
Porém, ainda por meio dos cortes, o cirurgião realiza o deslocamento da pele da face e do pescoço, de acordo com a necessidade de cada caso. É neste momento em que se alteram as estruturas musculares mais profundas do rosto, com o objetivo de proporcionar mais naturalidade à face.
A cirurgia facial deixa sempre cicatrizes, porém variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas.
A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, demorando aproximadamente um ano para chegar nesse resultado.
Os resultados da cirurgia só são visíveis cerca de um mês após a cirurgia. Porém, na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida e, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817