Os diferentes tipos de mamoplastia incluem técnicas para aumentar, diminuir e reconstruir as mamas. Além de deixá-las mais simétricas também.
Apesar de receber o mesmo nome (mamoplastia), cada tipo tem um objetivo diferente a ser alcançado. Sobretudo, o planejamento dos tipos de mamoplastia deve ser feito de acordo com as características físicas de cada paciente. Visando como resultado, mamas com um contorno definido e proporções equilibradas.
Vamos conhecer abaixo as diferentes técnicas para deixar as mamas das mulheres mais bonitas e definidas.
A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica com a finalidade de reduzir o tamanho das mamas. Além de retirar o excesso de pele e tecido mamário deixando-as com um aspecto simétrico.
No geral, a mamoplastia redutora é indicada para mulheres acima de 18 anos que sofrem com:
Além do incômodo físico, a paciente que tem mamas muito grandes tem dificuldades em vestir roupas decotadas, sutiãs e biquínis de uma forma mais confortável.
O tamanho dos seios também pode afetar a autoestima da mulher. Sobretudo, este problema pode causar constrangimentos e vergonha por causa do excesso de volume. E como consequência a mulher tende a escondê-los em roupas largas e curvar o corpo para passar a impressão de menor volume.
A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que utiliza prótese de mama para dar volume aos seios. Contudo, a cirurgia restaura o volume mamário perdido após:
Comumente, na mamoplastia de aumento com prótese de silicone é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola. E também na parte inferior da mama ou mesmo na axila por onde é introduzido o silicone que faz aumentar o seu volume.
Entretanto, a escolha da prótese de silicone é feita levando em consideração as expectativas da paciente e a avaliação do cirurgião plástico.
A mastectomia é um procedimento cirúrgico para retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas. No entanto, esta cirurgia geralmente é indicada para tratar pacientes com câncer.
Após a realização de qualquer tipo de mastectomia, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução da mama, com o objetivo de recuperar a forma natural dos seios. Este procedimento pode ser feito imediatamente após o procedimento ou por etapas, com correção gradual da região. Mas, em alguns casos de câncer, pode ser necessário esperar um tempo até a total cicatrização ou após a realização de exames para confirmar a remoção completa das células malignas.
A reconstrução da mama devolve à mulher a autoestima e confiança perdida.
A mastopexia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária). Além de reposicionar a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo simetria entre elas.
Neste procedimento tira-se o excesso de pele e de musculatura, deixando o aspecto mais arredondado, mais bonito. O volume é remodelado, deixando a mama mais jovem, empinada, dando a sensação de maior volume, pois os tecidos e musculaturas que a escondiam são extraídos.
Gostou de conhecer os diferentes tipos de mamoplastia?
Mas, para saber qual procedimento escolher ou qual seria o mais indicado para você, é importante a avaliação do cirurgião plástico. Ele fará uma boa avaliação física, onde levará em conta a idade, condição da pele, volume, expectativa da paciente, entre outros.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817