Após o período de amamentação é normal que as mães sintam-se incomodadas com a flacidez da mama. Isso acontece devido ao aumento de tamanho dos seios provocado pela produção de leite e de hormônios. Portanto, a redução das mamas após a amamentação é uma opção para as mulheres que querem recuperar o formato antigo dos seus seios.
Sobretudo, durante a gestação e amamentação ocorre uma série de alterações nas mamas, sendo que a principal delas é o seu aumento expressivo para a produção de leite.
Mas, com a passagem da gestação e o período de amamentação, geralmente ocorre uma regressão de toda estrutura glandular da mama. O que pode causar as alterações nos seios, como por exemplo:
Em primeiro lugar, para que a redução das mamas após amamentação seja realizada de forma segura, ela deve ser feita como qualquer outra cirurgia plástica. Consequentemente, o passo inicial é procurar por um excelente cirurgião plástico e por uma clínica confiável.
No geral, o tempo mínimo para o corpo da mulher voltar ao normal após a gestação é de 6 meses. Além disso, a cirurgia plástica das mamas pode ser feita após 3 meses ao término do período de amamentação. Sobretudo, fase em que os seios já apresentam as características definitivas após a amamentação.
A gravidez é um importante fator na aceleração da ptose mamária. Assim, a mamoplastia redutora tem como objetivo reverter este quadro, suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existentes. Pode também ser indicada para correção de assimetrias entre as mamas.
Após a cirurgia, o movimento dos braços fica bem limitado e as atividades físicas moderadas normalmente são liberadas dois meses depois da cirurgia. Mais uma vez, será necessária uma ajuda extra para cuidar do bebê.
No geral, a paciente deverá ficar afastada de esforços por 30 dias, evitando elevar os braços nos primeiros 14 dias. Deve-se também usar um sutiã, sem aros e sem renda, por aproximadamente um mês. A prática de esportes poderá ser retomada após dois meses.
A colocação de silicone não é obrigatória na cirurgia plástica das mamas após gravidez. Mas, o cirurgião plástico deve considerar vários aspectos para tomar a decisão, como:
Após uma avaliação completa do caso da paciente, o cirurgião pode indicar ou não a prótese de silicone. Especialmente com o objetivo de obter um resultado melhor.
Um dos maiores benefícios da redução das mamas após a amamentação é a melhoria da autoestima. Mas, é importante ressaltar que o resultado final aparece depois de um tempo. E que, de modo geral, pode haver variação de pessoa para pessoa.
Após 30 dias de cirurgia, o aspecto das mamas melhora a cada dia. Mas como nessa fase é comum que surjam pequenas alterações, o novo formato ainda está em desenvolvimento, ou seja, o resultado final está um pouco distante. Portanto, ele nunca será imediato.
Geralmente, é possível perceber o resultado final da mamoplastia redutora após 1 ano e 6 meses aproximadamente. Nesta fase a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade).
Para atingir o resultado final com sucesso, é preciso paciência e seguir todas as recomendações do cirurgião plástico.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817