Quando o assunto é cirurgia plástica nos seios, você conhece a diferença entre mamoplastia e mastopexia? Neste texto iremos explorar o assunto respondendo as principais questões como, por exemplo:
Mamoplastia é a cirurgia plástica feita nas mamas humanas, podendo ser de aumento (implante de silicone) ou de redução, quando o médico retira parte do tecido mamário para reduzir seu volume.
Porém, nos últimos anos, muitos cirurgiões estão utilizando próteses de silicone mesmo em casos de redução de mamas. Pois, o objetivo seria melhorar a consistência e a firmeza dos seios. Um exemplo é quando o cirurgião reduz 400 g de tecido mamário e acrescenta 200 ml de silicone.
Sobretudo, quando a cirurgia é feita para diminuir o volume das mamas, podemos chamar de mamoplastia redutora. Mas, como foi utilizado implante de silicone, que originalmente seria para aumento mamário, a diferenciação entre mamoplastia redutora e mamoplastia de aumento tem gerado confusão. Contudo, é mais adequado usar apenas o termo mamoplastia para as intervenções nas mamas.
A mastopexia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária). Além de reposicionar a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo simetria entre elas.
Neste procedimento tira-se o excesso de pele e de musculatura, deixando o aspecto mais arredondado, mais bonito. Contudo, o volume é remodelado, deixando a mama mais jovem, empinada, dando a sensação de maior volume, pois os tecidos e musculaturas que a escondiam são extraídos.
Os dois tipos de cirurgia são muito parecidos, até mesmo nas cicatrizes deixadas. Veja abaixo as principais diferenças:
Mamoplastia
Mastopexia
Os procedimentos também têm semelhanças entre eles, veja abaixo:
Entretanto, as duas cirurgias deixam cicatrizes e sua forma ou tamanho dependerá da técnica utilizada. Além dos fatores como excesso e quantidade de pele, o volume dos seios e tecidos das mamas.
Normalmente, os métodos utilizados irão deixar cicatrizes em forma “I”, “L” ou “T”invertido, além da cicatriz ao redor da aréola.
A mamoplastia, seja de aumento ou redutora, é indicada para mulheres que, a partir dos 18 anos, demonstram insatisfação com os seios devido ao tamanho. Em alguns casos a paciente pode desejar reduzir seios muito fartos ou em outros aumentar seios pequenos. O objetivo, no entanto, refere-se sempre a uma mudança no volume das mamas.
Sobretudo, a mastopexia, por sua vez, é uma técnica indicada para mulheres, normalmente mais velha ou após amamentarem, em que a principais queixas são o caimento e flacidez das mamas. Nesses casos, o lifting das mamas é a técnica indicada para reverter esse quadro de desagrado.
Mas, para saber qual procedimento escolher ou qual seria o mais indicado para você, é importante a avaliação do cirurgião plástico. Pois, ele fará uma boa avaliação física, onde levará em conta a idade, condição da pele, volume, expectativa da paciente, entre outros.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817