Muitas pessoas têm dúvidas de como é feita a abdominoplastia, até mesmo porque confundem a finalidade da abdominoplastia e lipoaspiração. A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que retira apenas o acúmulo de gordura da região do corpo a ser tratada, sem mexer com a pele. Já a abdominoplastia é a cirurgia plástica, usada para retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga. Além disso, dá para remover estrias e cicatrizes inestéticas na barriga.
A cirurgia de abdominoplastia pode transformar seu corpo e melhorar sua autoestima!
A abdominoplastia é indicada para homens e mulheres quem tem acúmulo de gordura e pele flácida no abdômen, por motivo de grande perda de peso ou por gestações.
Depois de uma avaliação médica é possível saber quais tipos de abdominoplastia é a mais indicada. Uma opção que pode ser feita é a mini abdominoplastia, uma cirurgia de porte menor e que retira acúmulos de gordura e pele apenas na parte inferior da barriga, deixando uma cicatriz menor do que na abdominoplastia normal. Porém, não resolve o problema de quem tem excesso de pele acima do umbigo ou uma diástase que não seja muito pequena. Então, neste caso o recomendado seria a abdominoplastia convencional.
Antes de tomar a decisão de realizar a cirurgia é importante uma boa avaliação médica e esclarecimentos de dúvidas sobre o procedimento. Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o médico irá solicitar vários exames que comprovam a boa saúde do paciente para realizar a cirurgia com segurança.
Esta cirurgia não deve ser feita em menores de 18 anos e nem se o paciente tiver alguma restrição alérgica, anestésica ou problemas de coagulação. Os fumantes que desejam fazer o procedimento precisam passar por uma avaliação ainda mais rigorosa, já que a nicotina contrai os vasos sanguíneos e atrapalha a irrigação dos tecidos, prejudicando na coagulação do sangue.
Geralmente, esta cirurgia pode durar de 2 a 4 horas, com anestesia peridural ou geral. Vamos conhecer como é feita a abdominoplastia:
Primeira incisão: uma marcação em elipse é feita na hora da realização da primeira incisão da parte inferior. De acordo com a elipse marcada é que se faz a retirada da pele. É feito um corte horizontal na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. A extensão desse corte e a forma varia conforme a quantidade de pele a ser retirada.
Segunda incisão: o segundo corte é feito na vertical, finalizando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. A gordura localizada é queimada.
Terceiro momento: nesse momento os músculos abdominais são suturados para que se torne mais rígido, o que irá proporcionar uma barriga mais reta e uma cintura mais definida.
Pele costurada: a pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para reposicionar o umbigo em sua posição de origem.
Drenos: após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdômen, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal. Esses drenos serão inseridos na parte inferior da barriga, próximo ao púbis. Assim, permitirá que a cicatriz seja disfarçada entre os pelos pubianos, mas nem sempre é necessário.
Durante a cirurgia, o cirurgião plástico faz um corte ao redor do umbigo. Descola toda a pele do abdômen e passa por cima, retirando o excesso de pele. O cirurgião vai remodelar e deixá-lo o mais bonito possível, fazendo com que volte a ser visto e na posição correta.
Portanto, pode você pode ficar tranquila! Pois, o umbigo permanece na mesma posição, envolvido por uma pequena cicatriz.
Os cuidados no pós-operatório são essenciais para uma boa recuperação e sucesso no resultado. Os cuidados básicos envolvem:
O resultado da abdominoplastia começa a ser evidenciado após o segundo mês da cirurgia, com a melhora do edema e da sensibilidade. Embora, continue melhorando gradativamente, até o sexto mês, quando estará próximo ao resultado definitivo.
No geral, para manter o resultado alcançado, é necessário manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817