No geral, a ritidoplastia não retarda totalmente o processo de envelhecimento. Outras técnicas são indicadas para complementar o tratamento, de acordo com a necessidade do paciente.
Os procedimentos complementares geralmente são seguidos do:
A ritidoplastia é realizada tanto em mulheres quanto em homens, que sintam desconforto em relação à:
Geralmente, o envelhecimento precoce pode proporcionar um semblante cansado, que não combina com a idade real do paciente. E a ritidoplastia é o tratamento individualizado de cirurgia plástica de face bastante benéfico. Ela é eficaz para pacientes acima de 35 anos que desejam melhorar as alterações decorrentes do envelhecimento da face.
Segue abaixo algumas características de pacientes que tem perfil para fazer a cirurgia:
A cirurgia plástica de face oferece também a correção de flacidez decorrente de grande perda de peso. Ao perder muito peso, o paciente passa a ter excesso de pele por todo corpo, inclusive na face e pescoço, a qual fica com aspecto envelhecido e cansado.
A técnica cirúrgica a ser realizada depende dos sinais de envelhecimento do paciente, além das características psicológicas e do método que o cirurgião plástico entender que é mais adequada para resolução do caso em particular do seu paciente.
Na maioria dos casos a incisão começa na linha de implantação de cabelo a nível das têmporas, estendendo-se para baixo em frente ao ouvido, continua ao redor do ouvido e depois prolonga-se para trás da orelha terminando no couro cabeludo.
Este tipo de técnica permite um acesso suficiente para separar a pele da parte que está por abaixo (gordura e músculos). Depois a pele é esticada para trás e para cima e o excesso é removido.
Em determinados casos é necessário remover o excesso de gordura que existe debaixo do queixo e aumentar a tensão nos músculos subjacentes.
Seguem alguns cuidados na preparação para cirurgia:
Após a realização da cirurgia de lifting facial é importante que sejam respeitados as seguintes recomendações: