Seios caídos é algo que provoca insatisfação e mexe com a autoestima da mulher, mas existem formas de combater a flacidez das mamas.
Uma das transformações do corpo que mais incomodam a mulher é a flacidez nos seios. Contudo, a principal causa disso, além do tempo e a da idade, é o emagrecimento excessivo. Isso causa uma rápida perda do tecido gorduroso das mamas, evidenciando o excesso de pele e deixando a região flácida e caída.
Antes de abordarmos os tratamentos para evitar a flacidez dos seios, falaremos um pouco sobre as causas.
É importante esclarecer que, a flacidez acontece com todas as mulheres mais cedo ou mais tarde, exceto aqueles com seios muito pequenos. Para algumas mulheres isso acontece mais cedo, mesmo sem a gravidez. Veja abaixo alguns fatores que podem contribuir para a flacidez dos seios:
Os seios são constituídos basicamente por glândulas mamárias e gordura. Assim, alterações repentinas na balança ou o chamado efeito sanfona fazem com que a pele da região apresente o aspecto flácido.
Durante o período da gravidez o corpo da mulher muda muito. Além de ganhar uns “quilinhos” que é super normal nesta fase, há também uma alteração dos hormônios. E logo após o bebê nascer, o período da amamentação também pode contribuir para a flacidez das mamas. Após o desmame, o corpo de uma mulher geralmente volta para o tamanho normal, mas este processo leva meses, de modo que os seios vão ganhar seu tamanho pré-gravidez, mas a flacidez geralmente permanece.
A desidratação provocada pelo excesso de sol é outra característica do organismo que contribui para que os seios tornem-se flácidos. Vale destacar que, o sol faz com que a pele fique com aspecto seco, que tende a ser mais flácida.
É importante lembrar sempre de beber água e hidratar a região dos seios com produtos feitos especialmente para este propósito. Afinal, o sol não é o único responsável pela desidratação em nosso organismo.
Sutiãs frouxos não são necessariamente os vilões da história. Contudo, o acessório só causa efeito na flacidez dos seios em mulheres de mamas grandes.
Isso porque sutiãs maiores do que o recomendado faz com que os seios fiquem pendulares e sofram a ação da gravidade. Mas, se a mulher tiver uma mama muito pequena, é quase imperceptível.
A flacidez nos seios não pode ser totalmente evitada, mas pode ser melhorada. Entretanto, é um processo inevitável porque é a gravidade atuando no corpo. Vestindo roupas esportivas mais apertadas enquanto se pratica esportes ativos ajuda a prevenir a flacidez, porque quando seios saltam muito durante esportes, podem esticar e prejudicar os ligamentos dentro do peito.
Além disso, existem algumas formas de combater a flacidez das mamas e iremos abordá-las abaixo:
Uma ótima dica para levantar os seios e mantê-los em cima é passar um creme hidratante à base de ativos recomendados pelo seu médico especialista. No geral, estas substâncias promovem uma tensão na área onde são aplicados e favorecem a sustentação dos seios, além de estimular a produção de colágeno.
A escolha do sutiã correto para o busto de cada mulher ajuda a deixar os seios mais firmes, mesmo que de forma não definitiva, o que melhora a aparência e a autoestima da mulher.
O sutiã redutor ou esportivo ajuda a sustentar melhor os seios, evitando assim possíveis complicações relacionadas com o peso dos seios, como dores nas costas ou problemas de coluna.
Exercícios de flexão e levantamento de peso ajudam a fortalecer os músculos peitorais, que se posicionam atrás dos seios, além de ajudarem a diminuir a quantidade de gordura ao redor dos seios, reduzindo, também, a flacidez dos braços.
Alguns tratamentos estéticos modernos atuam utilizam o laser que atua diretamente na pele promovendo um efeito lifting sem cirurgia.
Estes tratamentos são encontrados em clínicas de estética, e devem ser feitos por profissionais especializados e experientes, de preferência sob orientação do dermatologista ou cirurgião plástico.
Para as mulheres que buscam uma solução mais definitiva para a flacidez dos seios, existe a cirurgia plástica para levantar os seios, também conhecida como mamoplastia, mastopexia ou lifting da mama, capaz de remover o excesso de pele dar um aspecto mais firme e jovem ás mamas.
Ela pode ser feita somente para levantar os seios, ou pode ser associada ao implante de silicone.
Mas, primeiramente, será necessário avaliar o seu caso e verificar o que é mais indicado. Portanto, procure um cirurgião plástico de confiança e preferencialmente seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Contudo, uma conversa franca com um médico cirurgião plástico ajudará você a esclarecer as principais dúvidas e descobrir qual tipo de cirurgia pode ser recomendada para você.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817