Uma cirurgia plástica de sucesso envolve diversos fatores e o mais importante a ser considerado é a seriedade de uma cirurgia. Além da escolha de um profissional capacitado e habilitado para realizar o procedimento, o paciente deve se atentar a outros detalhes.
Sendo assim, abordaremos neste texto 12 passos para uma cirurgia plástica de sucesso.
Então vamos lá?
O primeiro passo para o sucesso de uma cirurgia estética é a escolha de um bom profissional, assim como em qualquer cirurgia, a segurança é o quesito mais importante. No portal da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) há uma relação de médicos credenciados e habilitados, na área especifica da plástica. Vale a pena consultar.
Ao escolher o cirurgião plástico, a consulta deve ser marcada para a realização da avaliação inicial. Nesse momento, o médico tira suas dúvidas, escuta seus desejos, fala o que é possível e indica a melhor técnica para atingir os seus objetivos. Além de solicitar os exames pré-operatórios.
Antes de realizar o procedimento cirúrgico, o paciente precisa realizar todos os exames pedidos pelo médico e manter sob controle as doenças crônicas, como por exemplo, a diabetes e hipertensão. Sobretudo, os fumantes, por exemplo, demandam cuidados. Pois, a nicotina prejudica a circulação de sangue nos tecidos, favorecendo a má cicatrização. Portanto, é preciso deixar de fumar pelo menos 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia.
Faça a avaliação pré-anestésica com um anestesiologista da equipe da clínica e que seja especializado em cirurgia plástica. Com ele você pode tirar todas suas dúvidas sobre os tipos de anestesias.
Tente esclarecer todas as dúvidas, para preservar a sua segurança.
Após realizar os exames, você agenda sua consulta de pré-operatório para receber as devidas orientações com o cirurgião plástico e tirar possíveis dúvidas sobre o processo.
Contudo, saber como os medicamentos de uso frequente interferem na cirurgia é fundamental. Aspirina, AAS e alguns anti-inflamtórios, por exemplo, alteram a coagulação do sangue. O cuidado vale também para os fitoterápicos. No geral, alguns como ginkgo biloba, cáscara sagrada e pílulas de alho podem aumentar o sangramento e trazer riscos para a paciente.
Sendo assim, não omita informações e conte para o médico todos os medicamentos que você faz uso rotineiramente.
Além dessas orientações, o cirurgião plástico abordará todos os cuidados que envolvem um pré-operatório de sucesso. Faça todas as perguntas que você tenha vontade.
O lugar onde será feita a cirurgia também determina o nível de risco. Hospitais oferecem mais segurança do que clínicas. Mas, caso o procedimento seja realizado em uma clínica, ela deve seguir todo o protocolo de segurança, inclusive ter uma mini-UTI.
Sendo assim, avalie as condições do local, bem como a preparação de toda a equipe envolvida na cirurgia.
No dia da cirurgia plástica você é indicada a comparecer no hospital escolhido com duas horas de antecedência para internação e jejum de 8 horas. Além disso, é importante vestir roupas leves, levar documento pessoal com foto, a guia de internação e as malhas cirúrgicas.
Ao chegar ao hospital, será feita sua internação e você será encaminhada para o quarto. Em seguida o cirurgião plástico, a equipe de anestesia e enfermagem irá prepará-la e efetuar o procedimento. Tudo de forma tranquila, zelando pela segurança e qualidade de cada detalhe.
Ao final da cirurgia, o paciente é encaminhado, já acordado, para a sala de recuperação pós-cirúrgica, onde terá supervisão médica por aproximadamente duas horas.
Passando esse período de supervisão mais intensa, o paciente é encaminhado para o quarto, já em bom estado geral. Sendo assim, permanecerá sob os cuidados da equipe de enfermagem do hospital até receber alta do médico.
Para uma cirurgia plástica de sucesso, o paciente precisa seguir rigorosamente todas as recomendações do cirurgião plástico. Sendo assim, é preciso realizar o repouso adequado, ingerir alimentos saudáveis, beber bastante líquido, tomar os medicamentos indicados pelo médico, entre outros cuidados.
Geralmente, na 1ª consulta de retorno, logo após a cirurgia, o paciente receberá uma explicação detalhada dos cuidados nesse período, a atenção com a cicatriz, além de regras básicas.
Portanto, fique atento a data de retorno ao médico após a cirurgia plástica, pois este acompanhamento é fundamental para o sucesso do procedimento.
Conforme a evolução no seu pós-operatório o cirurgião plástico faz a liberação para o início da fisioterapia. Isso se necessário, como no caso da lipoaspiração e da abdominoplastia que são indicadas sessões de Drenagem Linfática.
De acordo com cada procedimento realizado, existe uma determinada restrição quanto a prática de atividades físicas. Sendo assim, é importante respeitar o limite e recuperação do corpo. Além de obedecer rigorosamente o tempo de liberação do médico com relação ao retorno às atividades físicas.
Geralmente, quem faz uma cirurgia plástica fica muito ansioso pelo resultado final. Mas, na verdade é preciso ter paciência. Pois dependendo do procedimento que foi realizado, é necessário esperar por até 12 meses ou mais, para alcançar o resultado final.
Normalmente, é preciso esperar pela fase onde o inchaço, os hematomas, cicatrizes, por exemplo, amenizem, para chegar a um resultado satisfatório. Portanto, o resultado final dependerá do tempo.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira
Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817