Envie uma mensagem e esclareça suas dúvidas com o Dr. Alexandre

Ritidoplastia

Foto rosto O objetivo principal da ritidoplastia é dar ao paciente uma aparência mais jovem, suavizando os efeitos da ação do tempo sobre a pele, como sulcos, rugas, flacidez, perda dos contornos da face o do pescoço.

Os novos conceitos de cirurgia estética da face buscam cada vez mais naturalidade nos resultados, promovendo uma melhora global, devolvendo a suavidade das expressões, restaurando o contorno perdido e a jovialidade da face e do pescoço.

Na maioria dos casos, a ritidoplastia tem efeitos psicológicos bastante positivos sobre o paciente, devolvendo-lhe uma aparência mais jovem. Mas é preciso ficar claro que a cirurgia não é capaz de conter o envelhecimento.

É comum, ainda, a associação com outras cirurgias para um melhor resultado estético da face, como a rinoplastia (cirurgia do nariz) e a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

SBCP

Perguntas Frequentes

- Como é a cicatrização?

As cicatrizes ficam posicionadas em dobras naturais da pele, geralmente na região pré-auricular, retroauricular e dentro do cabelo (região temporal e região frontal).

- Qual a anestesia utilizada?

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação e anestesia geral.

- Que cuidados preciso tomar?

Deve-se trocar de curativos, usar medicamentos como antibióticos e analgésicos, fazer acompanhamento e retornos periódicos. A drenagem linfática poderá ser realizada logo após a cirurgia, contribuindo para redução do inchaço e conforto para o paciente.

- Como é o pós-operatório?

É rara a ocorrência de dor no pós-operatório da ritidoplastia, o que pode ser resolvido com um analgésico comum. Curativos pouco compressivos são colocados por três dias. É comum haver inchaços e roxos na região, que tendem a melhorar em uma a trêz semanas. O resultado final poderá ser observado a partir do terceiro mês.