Envie uma mensagem e esclareça suas dúvidas com o Dr. Alexandre

Rinoplastia

Foto nariz A Rinoplastia funcional é a reparação cirúrgica de um defeito no nariz, incluindo remodelação ou mudanças no tamanho e na forma. Visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando necessário.

A cirurgia do nariz pode ser realizada a partir dos 16 anos de idade, dependendo do desenvolvimento das estruturas faciais e das alterações apresentadas. O objetivo da cirurgia deve ser a harmonia facial, uma vez que o nariz está no centro da face e é uma importante unidade estética.

Deve-se sempre estar atento aos casos em que se torna importante a observação de alterações funcionais associadas, como dificuldades de respirar, rinites crônicas, coriza, sinusites, etc. Podem estar presentes deformidades anatômicas, que devem ser corrigidas para que um resultado de cirurgia estética não seja comprometido com a permanência desses problemas.

SBCP

Perguntas Frequentes

- Como é a cicatrização?

As cicatrizes quase não são aparentes na cirurgia estética do nariz, sendo que as incisões são feitas dentro do nariz ou nos sulcos. Quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar do tempo, tornam-se praticamente imperceptíveis.

- Qual a anestesia utilizada?

Anestesia local e sedação e anestesia geral. O cirurgião e o paciente devem decidir qual o mais indicado em cada caso.

- Que cuidados preciso tomar?

Deve-se trocar de curativos, usar medicamentos como antibióticos e analgésicos, fazer acompanhamento e retornos periódicos.

- Como é o pós-operatório?

A maior parte das atividades cotidianas podem ser realizadas. É comum haver inchaços e roxos na região, que tendem a melhorar a partir de uma ou duas semanas. Em 12 a 18 meses atinge-se o aspecto final da cirurgia, o que poderá se estender por um prazo de até 3 anos.