Envie uma mensagem e esclareça suas dúvidas com o Dr. Alexandre

Otoplastia

Foto Otoplastia A otoplastia é a cirurgia para correção da chamada orelha em abano, causa constante de incômodo e constrangimento. O problema geralmente é congênito e pode ser corrigido através de uma cirurgia plástica relativamente simples, que tem como ideal ser feita a partir dos seis anos de idade.

Existem três tipos de deformidade, que juntas são consideradas como orelhas em abano: o paciente pode ter a parte interna da orelha (concha) muito grande, ter ausência da dobra superior, ou ainda possuir um ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha. Em todos estes casos, a melhor solução é uma intervenção cirúrgica. A presença de orelhas proeminentes, ou orelhas em abano, decorre de uma alteração do formato, do relevo e/ou da angulação da orelha em relação ao crânio. É uma deformidade do desenvolvimento da orelha, e está intimamente ligada a fatores hereditários.

SBCP

Perguntas Frequentes

- Como é a cicatrização?

A cicatriz é discreta e fica escondida atrás da orelha. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias de pós-operatório e a maturação da cicatriz ocorre 12 meses após a cirurgia.

- Qual a anestesia utilizada?

Anestesia local e sedação ou anestesia geral em crianças.

- Que cuidados preciso tomar?

São necessários cuidados como a troca de curativos, uso de medicamentos como antibióticos e analgésicos, acompanhamento e retornos periódicos. Nos primeiros 3 dias (durante a noite usar por um mês), recomendamos uso de malha pouco compressiva para apoiar as orelhas (toca de natação nos homens e faixa bailarina nas mulheres).

- Como é o pós-operatório?

O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas. Inchaços e roxos podem aparecer logo após a cirurgia. De 6 meses a 1 ano atinge-se o aspecto final da região operada.