Envie uma mensagem e esclareça suas dúvidas com o Dr. Alexandre

Abdominoplastia

Foto abdominoplastia A plástica de abdômen (abdominoplastia ou dermolipctomia abdominal) é uma técnica cirúrgica que tem como finalidade a melhoria do contorno do abdômen e cintura através da retirada do excesso de pele e gordura da região, reposicionar a cicatriz umbilical, reaproximar a musculatura abdominal (plicatura dos retos), podendo corrigir também o excesso de pele das laterais do abdômen (flancos).

A abdominoplastia não deve ser considerada como um tratamento de emagrecimento. Nos pacientes que apresentam grandes excessos de pele, principalmente após a realização de cirurgia bariátrica, as cicatrizes necessariamente serão maiores, sendo comum a necessidade de mais de uma cirurgia na mesma região

SBCP

Perguntas Frequentes

- Como é a cicatrização?

Apresenta normalmente uma cicatriz na região inferior do abdômen, com tamanho variável em função da quantidade de pele e tecido abdominal a ser retirado. O aspecto final das cicatrizes são observados 12 a 18 meses após a cirurgia, sendo fundamental os cuidados com as mesmas nas 3 primeiras semanas.

- Qual a anestesia utilizada?

Anestesia peridural e a anestesia geral.

- Que cuidados preciso tomar?

Deve-se trocar de curativos, usar a malha compressiva, evitar esforços e trações nas cicatrizes nas 3 primeiras semana, usar medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos, fazer acompanhamento e retornos periódicos.

- Como é o pós-operatório?

A maior parte das atividades cotidianas poderão ser realizadas pelo paciente, seguindo as recomendações médicas de não pegar pesos e manter a movimentação dentro dos limites. Esforços como dirigir e caminhadas, somente após 20 a 30 dias de cirurgia. Ginástica e esforços físicos maiores, 2 a 3 meses depois. A drenagem linfática é recomendada para ajudar na reabsorção dos inchaços, melhoria e prevenção da dor e de aderências (fibroses) e realçar o contorno desejado mais rapidamente. Normalmente são recomendadas 20 sessões, podendo se estender este período.